10.3.15

MALETA PEDAGÓGICA - MUSEU FERROVIÁRIO DE LOUSADO


No dia 2 de março de 2015 veio uma senhora da Câmara de Famalicão, apresentar-nos a Maleta Pedagógica do Museu Ferroviário de Lousado.
A primeira coisa que nos apresentou, foi as pessoas que um comboio tem de ter, tais como: o revisor que dá os bilhetes; o fogueiro que prepara o fogo e mete carvão antes de arrancar um comboio; o maquinista conduz o comboio e o chefe da estação que manda o comboio partir.
A seguir, a senhora deu-nos os bilhetes para nós fazermos uma viagem imaginária de comboio.
A senhora assobiou e a nossa viagem começou.
Passado um bocadinho, a senhora disse que estávamos na estação de São Bento onde tinha sido construído a ponte D. Maria II construída pelo senhor Eiffel.
A seguir passamos pela Universidade de Coimbra onde tinha a "Torre da Cabra". Essa torre foi chamada cabra porque há muito tempo, uns adolescentes prenderam uma cabra às cordas do sino e sempre que a cabra se mexia o sino tocava.
Depois passamos pela estação do Carregado onde ela disse que foi nessa estação que se fez a primeira viagem de comboio feita por D. Pedro V, no ano de 1856.
Finalmente chegamos à estação do Oriente onde vimos comboios a carvão e a eletricidade.
 Fizemos o percurso de volta e chegamos novamente à estação de Lousado.
No fim da nossa viagem, a senhora fez-nos uma surpresa, e pôs um comboio de brincar a andar por cima de uma mesa.
A parte que eu achei mais hilariante foi quando a senhora nos apresentou as pessoas que fazem parte num comboio.
Eu adorei esta apresentação da Maleta Pedagógica do Museu Ferroviário de Lousado e aguardo ansiosamente pela visita ao Museu Ferroviário de Lousado.

DIOGO JOSÉ FERNANDES MOREIRINHA

TURMA D6     09/03/2015













Sem comentários:

Enviar um comentário