26.5.10
CONCERTO NO CENTRO CULTURAL MUSICAL
Esta disciplina é da responsabilidade da Professora Antónia Reis e do Professor Diogo e é leccionada no horário das AECs (Actividades Extra Curriculares).
Todos os alunos participantes desempenharam um papel importante neste concerto contribuindo assim para o sucesso do mesmo. Foi um momento de grande importância quer para os alunos quer para os professores e pais. O gosto pela música foi notório pois todos os alunos estiveram muito “afinadinhos” e bastante concentrados.
Partindo da concepção de Koellreutter, H. J.(1997), sobre o valor da música, o mesmo afirma que "...a música é um recurso notável e fundamental na educação e consequentemente no desenvolvimento humano".
Segundo investigadores da Universidade de Harvard E.U.A. “ As pessoas que estudam música apresentam maior quantidade de massa cinzenta principalmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor, pois a prática musical faz com que o cérebro funcione em “rede”.
Segundo NOGUEIRA.2003, “ Os jovens que possuem a disciplina de música, no currículo escolar, têm maiores possibilidades de desenvolverem o raciocínio lógico, a interpretação, concentração e consequentemente, ter um melhor rendimento escolar”
Perante tais afirmações e indo ao encontro dos mesmos autores, compete-nos a nós adultos, pais e educadores, incutir nas crianças o gosto pela música, contribuindo deste modo para a sua formação e desenvolvimento.
Os nossos agradecimentos aos Pais pela colaboração prestada.
Parabéns a todos os pequenos “músicos “ da nossa Escola!...Continuem sempre assim!...
.
A Coordenadora
Eis algumas fotos, testemunho dos mais variados momentos relevantes deste concerto.
20.5.10
A ESCOLA E A FAMÍLIA DE MÃOS DADAS...
No quadro foram projectados muitos acetatos com imagens desagradáveis que mostravam os efeitos da poluição e da destruição do Homem no planeta Terra. Através das imagens e das legendas compreendemos o significado de expressões pouco conhecidas por nós, como por exemplo: “chuvas ácidas”, “camada de ozono”, “efeito de estufa”, “ecossistemas”, entre outros.
Nós conseguimos aprender muito com a mãe do Luís, pois ela sabe muito porque é professora de Ciências da Natureza numa escola de Joane.
No fim da projecção respondemos a todas as perguntas que nos fez. Nós gostamos muito de falar sobre estes assuntos e eles são importantes, por isso, devemos reflectir nos nossos actos quando estamos a poluir e a destruir voluntariamente.
Relembramos que não devemos deitar lixo no chão e que devemos poupar a água doce, pois ela existe em pequeníssima quantidade no nosso planeta.
No fim de uma hora e trinta minutos, batemos palmas e agradecemos com muito entusiasmo a participação da mãe do Luís. Ela foi fantástica!
O Luís ficou muito vaidoso:
- Foi bom ter a minha mãe na escola!...
Turma D9 4º Ano
A mãe do Luís Pedro e a professora Vera a dar uma ajudinha com o rectroprojector.
Todos os alunos estavam muito atentos e entusiasmados com a aula e com o tema apresentado.
17.5.10
VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA " O MOINHO"
Trouxemos connosco a lã que cortamos e depois de a lavarmos, ficou branquinha e fofa. Agora vejam o que fizemos com ela….uns lindos cordeiros que estão a decorar a nossa sala.
A Sala das Cores
Para a lã ficar branquinha, os meninos do Jardim tiveram que lavar o pêlo das ovelhinhas.
Agora a lã ficou branquinha e fofa!...
16.5.10
VAMOS DAR AS MÃOS PELA MADEIRA
Os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Pedome abraçaram o projecto: “Vamos dar as mãos à Madeira”
1004, 93€ foi o valor angariado pelos alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Vertical de Escolas de Pedome, no âmbito do projecto:
“Vamos dar as mãos à Madeira”.
A cerimónia de entrega do dinheiro auferido realizou-se no passado dia 14 de Abril, às 14h30, no auditório da EB1,2,3 de Pedome, e contou com a presença do representante da Cruz Vermelha de Braga que admitiu não estar à espera de ver e sentir tanto humanismo, empenho, solidariedade e afecto.
A iniciativa tomou como ponto de partida o projecto curricular da EB1 de Pedome: “Aprender com valores” . Deste modo, e porque o mês de Março foi o mês dos afectos e da solidariedade, surgiu a ideia de transformar uma garrafa de plástico num mealheiro, a fim de ajudar os madeirenses após as cheias.
Durante esse mês as garrafas das respectivas escolas circularam por todas as salas e, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação depositaram dinheiro nas mesmas. O culminar deste projecto foi a cerimónia de entrega do dinheiro!
As Animadoras Socioculturais
12.5.10
DIA DA MÃE
Todos os professores tiveram o cuidado de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas Acções promovidas pelo CEAB (Centro de Estudos Ambientais), sobre a reutilização de materiais. Deste modo, e em contexto ecológico, os nossos alunos confeccionaram a referida lembrança com materiais reutilizados.
Dos pacotes de leite, algumas turmas confeccionaram um lindo e colorido porta-moedas, outras aproveitaram as garrafas vazias de plástico para confeccionarem lindas flores e outras ainda,flores de papel reciclado.
Todos os trabalhos ficaram muito bonitos e juntos contribuímos para a promoção da Educação Ambiental, desenvolvendo a consciência ecológica e incentivando para uma melhoria da qualidade do Ambiente
O Jardim de Infância preparou este Dia surpreendendo as Mães com uma bonita recepção, logo pela manhã.
“ Bom dia Mamãs”, foi a calorosa saudação para as Mamãs do Jardim.
Estas acompanhadas pelos seus filhos visitaram uma quinta pedagógica, onde todas participaram numa actividade bastante interessante, a tosquia.
No final da visita, foram presenteadas com um almoço, no Jardim e na companhia dos seus filhos. A decoração do refeitório foi da responsabilidade dos Pais, cujo bom gosto e empenho se fez notar.
Parabéns a todas as Mães dos nossos alunos!
A Coordenadora
Os meninos da Sala das Cores trouxeram malmequeres amarelos do campo que serviram de carimbos para decorar os sacos da prenda da Mãe.
Os porta-moedas confeccionados a partir dos pacotes de leite ficaram muito bonitos e concerteza agradaram às Mamãs que os receberam.
A flor anexada ao cartão ou diploma foi feita das garrafas de plástico.
Oferecer uma flor é um simples mas nobre gesto... por isso estes nossos pequeninos encantaram as suas Mamãs.
Tenho a certeza que sim!..
E cá estão expostas todas as flores da turma!...
11.5.10
VISITA DO CENTRO SOCIAL E CULTURAL À NOSSA ESCOLA
Assim, e para que todos os professores do 4º ano contribuíssem para este processo de familiarização, as crianças do Jardim fizeram a visita em dois grupos.
Os alunos que visitaram a turma D9, da Professora Rosalinda, esta apaixonada pela Matemática, tiveram oportunidade de em conjunto com os alunos do 4º ano manusearem alguns jogos de Matemática, nomeadamente o geoplano.
Foi divertido ver a sala repleta de alunos e todos muito empenhados nas suas tarefas, sob o olhar atento dos colegas do 4º ano.
Os alunos que visitaram a turma D2 da Professora Marina assistiram à leitura de uma história apresentada em Power Point pela Maria João, colega destes pequeninos no ATL do Centro Social e Cultural, mas a frequentar esta turma do 4º ano.
Foi um prazer receber estes nossos futuros alunos e esperamos que este sentimento tenha sido recíproco ,relativamente a todos os pequeninos, Educadoras e Auxiliares.
A articulação entre ciclos e Instituições de Ensino tem sido um tema de reflexão nas nossas Escolas. Sendo assim podemos considerar que através desta visita e das actividades desenvolvidas com estes alunos, a articulação entre ciclos foi uma realidade.
A Coordenadora
Que bonita recepção tiveram estes alunos! Até direito a "miminhos"tiveram...
A Professora Rosalinda a apresentá-los à sua turma.
E já estâo em actividade!...
Um dos alunos do Jardim já faz uma demonstração a todos os colegas de turma e do 4º ano.
O grupo que visitou o turno da tarde era muito maior que o da manhã, mas também correu muito bem a recepção na turma da Professora Marina.
E cá está a Maria João, colega do 4º ano e colega do ATL no Centro Social e Cultural, a apresentar uma história em Power Point.
9.5.10
DIA MUNDIAL DO LIVRO
Foi feita a apresentação de um livro activo no power point, que nos foi oferecido pela Educadora Teresa responsável pela Biblioteca Pólo de Riba de Ave.
A Animadora Socioeducativa contou a história " A àrvore dos Abraços" e a Professora Vera dramatizou a história vestindo-se de“Flor Pimpinha”, na sala do 1º ano.
Como o Projecto Educativo da nossa Escola se intitula “Leitura em Família”, a presença da família na escola, foi um dos momentos marcantes na comemoração desta data. Assim neste contexto todos os professores convidaram os Pais a participarem numa actividade que envolvesse a leitura.
Foram vários os Pais que aceitaram o convite e já bastantes leram a sua história na sala de aula. Todos os alunos se entusiasmaram com a presença dos Pais na sala de aula, contudo os que mais evidenciaram esse entusiasmo foram os próprios filhos dos “leitores”.
No Jardim de Infância, tivemos o privilégio de ter presente a escritora Luísa Dacosta e alguns dos seus livros infantis.
Os Pais também participaram neste encontro e adquiriram alguns livros, onde a escritora dedicou algumas palavras.
Os meninos do jardim ofereceram à escritora, o livro “ As Aventuras do Nino e da Nina” escrito pelos respectivos Pais.
Todas as actividades desenvolvidas tiveram como objectivos:
Promover o gosto pela leitura;
Envolver a comunidade Educativa (Pais);
Elevar o nível de Literacia dos alunos e dos Encarregados de Educação;
Promover um maior envolvimento/responsabilização dos Pais/Família, no processo educativo.
A Coordenadora
A escritora Luisa Dacosta apresentou um dos seus livros e todos prestaram muita atenção...
A Educadora Cristina representante do Agrupamento, também esteve presente neste bonito encontro.
O pai da Sara da turma D5 também participou no projecto "Leitura em Família"
A mãe do Diogo do 1º ano ,foi mais uma das participantes deste projecto.
1.5.10
UMA FAMÍLIA É...
Na comemoração do décimo ano, esta Comissão prevê realizar um Workshop e concerto “ A música e a família”.
Neste âmbito, foi proposto aos alunos das escolas destas freguesias que elaborassem um trabalho, alusivo à família, a ser apresentado/exposto no espaço onde decorrerá esta iniciativa.
Foi-nos sugerido que se fizesse a articulação com o projecto T.E.I.P.”Viver em família na escola” e com a área de Educação Sexual, cujo um dos conteúdos é a “ Noção de Família”
Assim neste contexto, a nossa Escola EB1/JI, mais uma vez, se empenhou em desenvolver mais um projecto, este intitulado “ Uma Família é…”
O trabalho constou de um pequeno coração, onde cada aluno orientado pelo respectivo professor, escreveu o que representava para si a família. Depois de recolhidos os corações, estes foram colados num “gigante” coração vermelho.
Para a elaboração do cartaz contamos com a ajuda da Animadora Socioeducativa Sílvia.
O trabalho ficou muito bonito, mas mais bonito era o conteúdo das mensagens em cada coração.
A Coordenadora