5.4.10

SEGURANÇA / PRIMEIROS SOCORROS / BOMBEIROS

No âmbito do Projecto Segurança na Escola, os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave foram à nossa Escola com o objectivo de dinamizar uma sessão de Primeiros Socorros.
Todos os alunos entraram na ambulância com o respectivo professor e com a ajuda dos Senhores Bombeiros tiveram oportunidade de se familiarizarem com esta, uma vez que a maioria nunca tinha entrado numa ambulância e que segundo comentários de alguns alunos, estes tinham bastante medo da ambulância.
Os Bombeiros foram bastante atenciosos com os alunos e responderam a todas as questões levantadas.
Cada turma, na sua sala de aula, desenvolveu várias actividades relacionadas com este Projecto.
A Escola agradece a presença dos Bombeiros.

A Coordenadora

Visita de uma ambulância à nossa escola

No dia 18 de Março os bombeiros foram à escola e a minha turma foi ver como era uma ambulância por dentro.
Primeiro fomos conhecer a parte de trás, entrámos e estava lá um bombeiro que nos explicou tudo.
Vimos um papel colado a dizer Ana Rita e a sua data de nascimento, e o bombeiro disse-nos que aquela foi a primeira bebé a nascer na ambulância. Também tinha muitas coisas como macas, máscaras pediátricas e para os adultos, uma máquina para diabéticos, um lavatório, papel, lençóis para os queimados, uma malinha com várias coisas para socorrer as vítimas, tábuas, um tubo que se põe na língua porque quando estamos inconscientes a língua desce e não deixa o ar passar, duas botijas com oxigénio, etc. Nesta parte da ambulância existem também dois bancos para os familiares acompanharem o doente e muitas luzes.
Depois, passámos para a parte da frente onde se encontrava outro bombeiro que nos mostrou várias coisas. Disse-nos que quando há um acidente, devemos sempre desviar o trânsito e selar o sítio. Também nos contou histórias de bombeiros e acidentes.
Explicou-nos que em noventa % dos acidentes, as pessoas ficam com o pé atrás do travão e é muito difícil retirá-lo. Fica sempre um bombeiro junto da vítima a dizer o que vai acontecer, para que ela não se assuste e fique calma.
No fim, sentámo-nos no banco do condutor e vimos todos os botões que lá estavam e para que serviam.
Como nunca tinha entrado numa ambulância, gostei muito de lá estar e do que aprendi.


Trabalho realizado por:
Beatriz Costa Azevedo
4º Ano
Turma D5









Mas que espectacular está a ambulância da Carolina!...

Sem comentários:

Enviar um comentário