15.3.11

VISITA DO CENTRO SOCIAL E CULTURAL À NOSSA ESCOLA

No dia 10 de Março de 2011, pelas 10h, sete meninos, finalistas de uma turma do pré-escolar, do Centro Social e Cultural de Riba de Ave, dirigiram-se à nossa escola para ficarem a conhecer as salas, o recreio e o funcionamento da escola.
A turma do 4º ano D-7, preparou um teatro de fantoches, intitulado “ O Palhaço Tristoleto”, para receber os meninos. Estes estavam muito atentos e um pouco envergonhados.
No final da apresentação foram colocadas algumas questões sobre o teatro.
A visita terminou com a oferta de uma pequena goluseima aos meninos e um “Palhaço Tristoleto”, para expôr na sala, como recordação da história.


Professora Alexandra

Turma D7 4º Ano





Os nossos amiguinhos do Infantário do Centro Social de Riba de Ave, presentearam-nos com uma visita à turma D8 do 4ºano. Esta, recebeu-os com muito carinho e entusiasmo.
Considerando que todos os saberes são essenciais para a formação das crianças, a turma exibiu uma peça de teatro “Os sólidos geométricos” para os meninos que nos visitaram, a qual teve como objectivo fomentar e estimular a criatividade e desenvolver a capacidade de expressão artística nos alunos.
No final, toda a turma, com a flauta, tocaram uma música do cantor Vitorino “Queda do Império”. Facto que foi muito aplaudido por todos os presentes e principalmente pelos meninos que nos visitaram.
Professora Manuela
Turma D8 4º Ano





Antes da despedida, todos se divertiram um pouco no nosso escorrega.

1.3.11

HORA DO CONTO - O PALHAÇO TRISTOLETO

Palhaços tristes?! Alguém conhece palhaços tristes?! Não, foi a resposta dos nossos alunos. No entanto, estes conheceram, na Hora do Conto do mês de Fevereiro, um palhaço triste: o Tristoleto.
No circo, o palhaço Tristoleto era extremamente engraçado e divertido, mas quando o espectáculo terminava ficava com uma cara tristonha, ninguém o reconhecia. Até ao dia em que a palhaça Risoleta lhe alterou complemente a vida e Tristoleto passou a ser um palhaço muito alegre. A fim de agradecer à Risoleta, Tristoleto convidou-a para trabalhar no circo e escreveu-lhe uma linda carta.
Esta é, sem dúvida, uma história muito bonita em que a força dos afectos prevalece. Tendo esta história como ponto de partida, trabalhou-se a educação para os afectos, nomeadamente as emoções/sentimentos, estando tal patente no Mural dos Sentimentos, criado pelos alunos.
Tal como na história, os alunos também escreveram e receberam bonitas cartas de amizade que foram distribuídas, no dia 14 de Fevereiro, pela carteira Tiririca.

Animadora Socioeducativa
Sílvia Sá


Algumas frases que poderão ser lidas no Mural dos Sentimentos:

Apaixonado
«Quando vi a filha de um amigo do meu pai.»
Frustrado
«Já fiquei frustrado quando queria ler e não conseguia.»
Amuado
«Eu fiquei amuado quando pedi ao meu pai jogos para a PSP e ele não me deu.»
Orgulhoso
«Eu hoje de manhã fiquei orgulhoso porque adivinhei a tabuada.»
Arrependido
«Quando fiz uma asneira.»
Ciumento
«Quando era pequeno era muito ciumento. Quando o meu irmão recebia amizade e eu não.»
Impaciente
«Eu fico impaciente quando não consigo fazer as fichas de avaliação.»
Optimista
«Quando eu estudo fico optimista que vou tirar boas notas.»
Feliz
«Eu sinto-me feliz quando marco golos e quando faço anos.»
Carinhoso
«Quando ajudo alguém a sentir-se melhor.»
Amigo
«Eu tenho amigos e sou feliz.»




O marco do correio elaborado pelas professoras de Expressões (AEC)

Exploração da história " O Palhaço Tristoleto" através de um jogo.

O marco do correio elaborado pelos pais do Gonçalonda Sala das Cores.


Entrega das cartas


Entrega das cartas


A Mariana no jogo dos sentimentos com mímica e força, o sentimento era "histérico".


Jogo do " Coração dos Sentimentos"
Jogo " Caixinha das Emoções"



22.2.11

ÁREA DE PROJECTO - TURMA D8

Os alunos do 4º ano da Turma D8 inserida na “Área de Projecto” que tem como objectivo envolver os alunos na realização de projectos, através da articulação de saberes, desenvolveram a nível de Turma alguns trabalhos relacionados com os temas “Amizade” e o “ Inverno”.
Aqui, estão alguns excertos de trabalhos desenvolvidos na turma pelos alunos, demonstrando muita participação, criatividade e empenho, contribuindo para o seu desenvolvimento global e para a afirmação da sua personalidade.

A Professora
Manuela Abreu




20.2.11

EXPOSIÇÃO - ROSA-DOS-VENTOS

“ Orienta-te por nós” intitula o projecto desenvolvido no âmbito do Departamento de Geografia cuja mentora, a professora Vitória Marques, propôs a todas as turmas e escolas do Agrupamento de Pedome.
O projecto consistia em elaborar a Rosas-dos-Ventos com materiais reciclados de Natal.
As Rosas-dos-Ventos, elaboradas pelos mais novos, identificavam os pontos cardeais, as restantes executadas pelos mais velhos e totalmente completas identificavam os pontos cardeais e colaterais.
A nossa Escola participou com duas Rosas-dos-Ventos confeccionadas nas AEC com a colaboração das professoras de Expressões.
Os trabalhos fazem parte de um exposição itinerante que ainda se encontra a percorrer algumas escolas do Agrupamento.
Quando chegou à nossa Escola, a mesma esteve patente na Biblioteca Pólo, durante uma semana e contou com a visita de todas as turmas da nossa Escola.


A Coordenadora
Maria do Carmo


A Rosa-dos-Ventos da nossa Escola executada com as rolhas do vinho de Natal e o papel que embrulhou vários presentes de Natal.
Está lindíssima!.. E que bem orientou os alunos da nossa escola!...



Outra linda Rosa-dos-Ventos da nossa escola, confeccionada com bocados das caixas de cartão que albergaram " quem sabe " objectos, brinquedos, vinhos ou... no Natal e a completar a decoração da Rosa, o restinho dos "flocos de neve" que decoraram alguma árvore de Natal.


Mais uma Rosa-dos-ventos belíssima que, fez parte da exposição. Esta executada com bocadinhos minúsculos de papel.



Sobre a mesa vermelha que ainda nos recorda um pouco o Natal, vários pratos que serviram de fundo para a execução de muitas Rosas-dos-Ventos.
Ideias geniais!...


Uma das turmas durante a visita à exposição.

O Professor Paulo, Professora Olívia bibliotecária, a Rosinha da Biblioteca Polo e a Assistente Operacional Isabel de colete reflector que acompanharam os alunos à exposição.

14.2.11

PROJECTO DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR - DE MÃOS DADAS COM A LEITURA

No âmbito do Projecto de Articulação Curricular “A escola e a família de mãos dadas” que engloba os vários temas adequados a cada trimestre, os professores titulares de turma e educadoras do Jardim de Infância lançaram um desafio aos pais dos respectivos alunos, convidando-os a participar nas actividades de leitura, dentro da sala de aula, indo deste modo, ao encontro do subtema do 2º trimestre “ De mãos dadas com a leitura”.
Têm sido bastantes os pais que, aceitaram o desafio proposto e se têm disponibilizado a lerem para os seus filhotes e colegas de turma.
É de salientar o empenho dos pais e o contributo dos mesmos já que, a maioria não se fica apenas pela leitura mas, traz já preparadas algumas actividades, fichas de leitura e outros materiais destinados a todos os alunos.
Parabéns e o nosso muito obrigado pela participação!
Se é mãe, pai, avó, avô ou familiar de algum aluno nosso, desde o Jardim de Infância até ao 4º ano, venha daí e leia para o seu filho ou neto e respectivos colegas de turma.
O objectivo principal deste desafio é sem dúvida, mais uma vez, dar as mãos à família envolvendo a mesma, nas actividades da escola.

A Coordenadora
Maria do Carmo




Da Sala das Flores, o pai do Hugo leu não só para os colegas de todo o Jardim como também para os alunos do 1º ano.



No final da leitura confeccionaram uns lindos bonecos de neve com a "neve" trazido pelo mesmo pai que leu na Sala das Flores.


Na turma D1 do 1º ano, a mãe da Débora leu para a sua filha e colegas de turma.

Logo que a mãe acabou, a Débora correu para a sua mãe beijando-a, em jeito de agradecimento.

Na turma D do 1º ano, também o pai da Sofia partilhou a leitura com todos os colegas da turma da sua filha.


Na turma D1 do 1º ano, a mão da Maria João leu utilizando as novas tecnologias. No final, também partilhou com todos, algum material alusivo à história.




Na turma D6 do 3º ano, já foram vários os pais que aderiram ao projecto e leram na sala de aula, como comprovam as três fotos anteriores.

8.2.11

ESCOLA DE PAIS

A Associação de Pais promoveu mais uma sessão de Escola de Pais, sendo o tema da mesma Partilhar experiências, ouvir e aprender com os outros…
Desta vez, o convidado para presidir à sessão foi o Sr. Vereador da Educação e Desporto Dr. Leonel Rocha.
Estiveram presentes, todos os membros da Associação de Pais, o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Dr. Fernando Lopes, Director do Agrupamento, a professora Lara do Apoio Educativo da nossa Escola assim como, pais e alunos.
A Presidente da Associação, Dra. Susana deu início à palestra fazendo uma breve referência ao currículo do Sr. Vereador, Dr. Leonel Rocha. Para além do seu grandioso currículo o que mais me surpreendeu, foi o facto de ser pai de quatro filhos. Nos dias que correm, quem melhor que um pai de quatro filhos, para partilhar connosco algumas experiências e alguns saberes!...
O Sr. Vereador começou por apresentar um PowerPoint lindíssimo, em que é feita a analogia entre filhos e navios. Seguiram-se outras apresentações, as quais nos levaram a reflectir e daí tirar ilações.
Para quem não esteve presente, e indo ao encontro do tema desta palestra “Partilhar……” gostaria de partilhar com os leitores, alguns excertos da primeira apresentação.

“ Os filhos são como navios”

“ Assim são os filhos. Estes têm nos Pais o seu porto seguro até que se tornem independentes”.

“ Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos mas, não podem esquecer-se do dever de prepará-los para navegar mar adentro…”

“Ninguém pode traçar o destino dos filhos mas, deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como: humildade, humanidade, honestidade, disciplina gratidão e generosidade”

Os filhos nascem dos pais mas, devem tornar-se Cidadãos do Mundo”

“Os filhos precisam de ser preparados e amados na certeza de que:

QUEM AMA EDUCA”


Parabéns à Associação de Pais pelo empenho que tem demonstrado em ajudar os pais a tomarem consciência da dificuldade de educar, procurando através de jornadas de sensibilização, minimizar esta tão difícil tarefa, a de educar.

A Coordenadora
Maria do Carmo



A Presidente da Associação de Pais, Dra Susana abrindo a sessão da noite.

O Sr. Vereador Dr. Leonel Rocha partilhando alguns saberes e experiências com todos os presentes.


A Presidente da Associação de Pais tabém quis partilhar connosco algumas vivências.


No final, a Associação de Pais ofereceu o livro " Minha Terra, minha musa" sobre Riba de Ave.
Bonito gesto!...


O Sr. Presidente do Agrupamento, Dr. Fernando e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia na hora da despedida, agradecendo a presença do Sr. Vereador.


7.2.11

HORA DO CONTO - O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA

No mês de Janeiro, o subtema do Projecto de Articulação Curricular foi o Inverno. Como tal, a obra explorada, no âmbito da Hora do Conto, abordava precisamente essa estação do ano.
Todos os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história «O boneco de neve que queria ir para a escola», apresentada em PowerPoint pela animadora socioeducativa.
Esta história tinha a particularidade de terminar de forma diferente, uma vez que o final ficou ao critério dos ouvintes/leitores. Assim sendo, foi pedido aos alunos que terminassem oralmente a história. Os finais foram muito criativos e variados, alguns alunos até teatralizaram um final improvisado para a turma, com a colaboração da mascote desta Hora do Conto: o Branquinho!
A elaboração de bonecos de neve gigantes e individuais, a construção de um jogo da memória alusivo à história e a redacção de um final diferente foram actividades subsequentes à dinamização desta Hora do Conto.

A Animadora Socioeducativa
Sílvia Sá



A Animadora Sílvia apresentando a história.


Os alunos do 1º ano envolvidos numa actividade relacionada com a história.


Os alunos do 2º ano admirando o "Branquinho" o Boneco de neve que queria ir à escola.



As alunas do 3º ano da Turma D5 executam um "Branquinho" em tamanho reduzido.


As alunas do 3º ano da turma D6, também elas, empenhadas na confecção do "Branquinho" a principal personagem da história.


Os alunos do 4º ano posam junto do Branquinho".
E que bonito ficou o Boneco de neve "Branquinho" !...