1.3.11

HORA DO CONTO - O PALHAÇO TRISTOLETO

Palhaços tristes?! Alguém conhece palhaços tristes?! Não, foi a resposta dos nossos alunos. No entanto, estes conheceram, na Hora do Conto do mês de Fevereiro, um palhaço triste: o Tristoleto.
No circo, o palhaço Tristoleto era extremamente engraçado e divertido, mas quando o espectáculo terminava ficava com uma cara tristonha, ninguém o reconhecia. Até ao dia em que a palhaça Risoleta lhe alterou complemente a vida e Tristoleto passou a ser um palhaço muito alegre. A fim de agradecer à Risoleta, Tristoleto convidou-a para trabalhar no circo e escreveu-lhe uma linda carta.
Esta é, sem dúvida, uma história muito bonita em que a força dos afectos prevalece. Tendo esta história como ponto de partida, trabalhou-se a educação para os afectos, nomeadamente as emoções/sentimentos, estando tal patente no Mural dos Sentimentos, criado pelos alunos.
Tal como na história, os alunos também escreveram e receberam bonitas cartas de amizade que foram distribuídas, no dia 14 de Fevereiro, pela carteira Tiririca.

Animadora Socioeducativa
Sílvia Sá


Algumas frases que poderão ser lidas no Mural dos Sentimentos:

Apaixonado
«Quando vi a filha de um amigo do meu pai.»
Frustrado
«Já fiquei frustrado quando queria ler e não conseguia.»
Amuado
«Eu fiquei amuado quando pedi ao meu pai jogos para a PSP e ele não me deu.»
Orgulhoso
«Eu hoje de manhã fiquei orgulhoso porque adivinhei a tabuada.»
Arrependido
«Quando fiz uma asneira.»
Ciumento
«Quando era pequeno era muito ciumento. Quando o meu irmão recebia amizade e eu não.»
Impaciente
«Eu fico impaciente quando não consigo fazer as fichas de avaliação.»
Optimista
«Quando eu estudo fico optimista que vou tirar boas notas.»
Feliz
«Eu sinto-me feliz quando marco golos e quando faço anos.»
Carinhoso
«Quando ajudo alguém a sentir-se melhor.»
Amigo
«Eu tenho amigos e sou feliz.»




O marco do correio elaborado pelas professoras de Expressões (AEC)

Exploração da história " O Palhaço Tristoleto" através de um jogo.

O marco do correio elaborado pelos pais do Gonçalonda Sala das Cores.


Entrega das cartas


Entrega das cartas


A Mariana no jogo dos sentimentos com mímica e força, o sentimento era "histérico".


Jogo do " Coração dos Sentimentos"
Jogo " Caixinha das Emoções"



Sem comentários:

Enviar um comentário