24.4.18

SERVIÇO EDUCATIVO CULTURAL / VISITAS À BIBLIOTECA POLO

É de louvar a participação da EB1/JI de Riba de Ave, nas iniciativas do âmbito do Serviço Educativo Cultural do Polo da Biblioteca de Riba de Ave, da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. É notório que a comunidade educativa valoriza a importância na formação de hábitos de leitura e o gosto pelo livro, como veículo de desenvolvimento global da criança.
Assim, elenco abaixo, algumas das visitas das turmas da EB1 /JI de Riba de Ave:
No mês de janeiro participou a turma D4 no “Se eu fosse… Jogador de hóquei”, com o Raúl Meca do Riba de Ave Hóquei Clube. Esta rubrica pretende aludir às profissões e/ou às associações mais emblemáticas locais, destinada a alunos do 1º ciclo, com o objetivo de sensibilizar, dar a conhecer carreiras profissionais, experiências associativas fomentando nas crianças ideais futuros. No mês de março, esta iniciativa intitulou-se: ”Se eu trabalhasse… na Proteção Civil” e decorreu no dia 22 de março com a Coordenadora de Operação Municipal, Dra. Vânia Marçal, que esclareceu como opera este órgão em defesa do cidadão. Participou a turma D8, com muitas questões e dúvidas acerca desta profissão!
No âmbito das sessões contempladas para o “Leituras em Família”, realizou-se um Encontro com o Ilustrador Sebastião Peixoto”, no dia 23 de fevereiro. Participaram as turmas de 4º ano e tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de um ilustrador. O Sebastião Peixoto explicou quais as técnicas que usa, os materiais e presenteou-nos com uma ilustração realizada no momento, na qual inspirou as turmas na criação de um texto criativo!
No mês de março, no âmbito do “Leituras em Família” – a poesia esteve em festa. Os alunos da turma D participaram na “Casa da Poesia”, baseado no poema “Frutos” de Eugénio de Andrade e de uma forma divertida, “orquestraram”: em diversas tonalidades, velocidades, entoações em cada verso. No final, inspiraram-se em alguns “recantos” da Casa da Poesia, para escreverem um poema.
No passado dia 13 de abril realizou-se o “Encontro com a autora Rita Cardoso”, participaram as turmas D7 e a turma D. Esta iniciativa está inserida no “Leituras em Família”, e no Mês do Livro, a qual possibilitou a oportunidade de estreitar laços com os autores de livros de literatura infantil. A relação direta entre o público leitor e o autor de textos literários é uma relação privilegiada para ambos. Contudo, são as crianças que mais ganham, pois são momentos enriquecedores no âmbito social, cultural e cognitivo.
Na proposta Leituras Criativas, têm participado regularmente várias turmas da EB1/JI de Riba de Ave, entre oficinas de escrita criativa, oficinas de ilustração e oralidade, tem sido um espaço de desenvolvimento da imaginação, criatividade e sentido crítico, que de uma forma direta e indireta promovem a formação de hábitos de leitura e o gosto pelo livro.

Coordenadora do Polo





Sem comentários:

Enviar um comentário