No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Atividades, realizámos as comemorações do Dia de S. Martinho.
Esta atividade pretendeu, acima de tudo, manter vivas tradições antigas e, em simultâneo, promover a articulação de conteúdos e socialização entre as crianças num clima de convívio, cooperação e alegria.
Logo pela manhã, o sol apareceu radiante a lembrar um verão de S. Martinho, o que proporcionou um dia mais animado e caloroso....
No período da tarde, demos início à nossa festa ateando a fogueira com a colaboração de todos.
A azáfama foi grande… os miúdos tiravam as castanhas assadas da fogueira, comiam-nas, voltavam a deitar mais castanhas na fogueira e, sobretudo, enfarruscavam-se todos uns aos outros, no meio de grandes corridas, gritarias e brincadeiras.
Chegou a hora do lanche! Além das castanhas, beberam-se os sumos para acompanhar. A alegria reinava naquele pátio de recreio….
As castanhas foram assadas no refeitório da Didáxis e na padaria do Souto, a quem nós ficamos desde já muito agradecidos.
Prof.ª Paula Alves
O magusto da nossa escola
No dia doze de novembro a nossa turma, juntamente com os alunos do 3º e 4º anos, comemorou a grande festa tradicional chamada S. Martinho, ou seja, o Magusto.
O S. Pedro foi nosso amigo e nós ficámos todos contentes!
Iniciámos a manhã com a visualização e audição da história “A castanha Lili”, em PowerPoint. Nesta história tivemos a oportunidade de falar do outono, bem como das tradições do S. Martinho. Logo depois de conhecermos a história, decorámos uma castanha de acordo com a personagem principal: “a Lili “. De seguida, recortámos a mesma e com ela enfeitámos o nosso cartucho. Ficou muito engraçado!!!
No período da tarde, já com a fogueira em chamas, convivemos uns com os outros em grande alegria. E como é hábito, cumprimos a velha tradição, saltámos a fogueira e enfarruscámos a cara com cinzas.
Já no fim, sentámo-nos no recreio para comer as deliciosas castanhas assadas, que nos souberam muito bem!
Neste dia toda a gente saltou e brincou e, mais uma vez, o S. Martinho se comemorou!
Texto coletivo (Turma D2)
Sem comentários:
Enviar um comentário