21.2.12

"APRENDER COM OS SENTIMENTOS " PROJETO CRESCER A BRINCAR NA NOSSA ESCOLA

A questão principal que se coloca a professores e pais é, sem dúvida, “Como ajudar as crianças a serem felizes?”

A nossa Escola, atenta a esta questão e nunca negligenciando os sentimentos das nossas crianças tem como pedra basilar, durante este segundo trimestre, ”Aprender com os sentimentos”. Assim, o projeto “Crescer a Brincar” promovido pela Câmara Municipal, vem ao encontro dos objetivos da nossa escola.

"A qualidade de vida da criança não depende apenas dos conhecimentos cognitivos, mas também da sua capacidade em lidar adaptativamente com o seu mundo interno (emoção cognição, motivação)"

. O projeto “Crescer a Brincar” é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido nas escolas, a pensar em ajudar o professor na tarefa de preparar as crianças para se moverem adaptativamente na sociedade.
Este projeto permite às crianças saber mais acerca dos seus sentimentos, pensamentos e projectos de vida, promove o ajustamento e o bem-estar psicológico nas crianças, através do reforço dos factores de protecção e da redução dos factores de risco, tendo como principais objetivos:
1 - promover o desenvolvimento de competências sociais, afectivas e cognitivas nas
crianças;
2 - envolver os agentes educativos no processo de ajustamento psicológico.
É aplicado, preferencialmente em contexto de sala de aula, pelos professores que contam com um manual teórico de apoio e com um manual do aluno, mais prático.
Os manuais de apoio são oferecidos a todos os alunos das turmas onde o mesmo é implementado e são bastante divertidos.
O manual é um instrumento concebido para o professor promover no grupo de alunos, de uma forma divertida e funcional, um clima de disciplina e de respeito pelas regras do grupo. As atividades estão organizadas no sentido de ajudar o professor a promover a disciplina nas crianças, com a qual é mais fácil trabalhar. Para alem disso, fazem com que os alunos de uma forma divertida, adquiram autocontrolo, o que facilitará vivências mais adaptativas nos vários contextos da vida que as esperam.
A maioria dos professores implementa formalmente o “Crescer a Brincar” uma
ou duas vezes por semana e aproveita as situações do dia-a-dia (ex.: situações do recreio
e da sala de aula) para promover a generalização das competências.

Ao longo do ano, o inspector “Lupinhas” (personagem do manual) visita as turmas, onde o projeto está a ser implementado, fazendo pesquisas junto dos alunos.
Este ano, já recebemos a visita do “Lupinhas”, na nossa escola.



A Coordenadora
Maria do Carmo

Eis que vos apresentAmos o "Inspector Lupinhas" de lupa na mão e junto dos nossos alunos.




Sem comentários:

Enviar um comentário