21.12.09

PNL(PLANO NACIONAL DE LEITURA) E AS TURMAS DO 4º ANO

Os alunos do 4º ano das turmas D5, D2 e D9, cumprindo as orientações do Plano Nacional de Leitura, leram a obra, “Os Campistas”.
Ler é fazer parte da história e sonhar com ela. Ler é um convite à imaginação…
Confrontados com o desafio de criar uma capa para a obra que exploramos, os alunos, não perderam tempo e, socorrendo-se de várias técnicas e materiais, produziram trabalhos admiráveis.
Vejamos, então, o resultado da criatividade, dinamismo e imaginação dos alunos da nossa escola:








As evidências não deixam dúvidas…
No decorrer dos nossos dias tão apressados, ainda houve tempo para praticar e investir na escrita. Acreditamos que a sinopse do livro que exploramos, poderá despertar a curiosidade daqueles que desconhecem esta história e, portanto, aqui vai um convite para a leitura dos CAMPISTAS:




Resumo da história “Os campistas”
Diogo era um menino que não conhecia o avô. O pai do Diogo, chamado Alexandre, zangou-se com o pai, avô do Diogo, e nunca mais se viram.
Um dia, o Diogo recebeu uma carta do tio que trabalhava longe e por isso só se falavam através de cartas. Na carta, o tio dizia ao Diogo que o seu avô estava a morar num lar. Pedia -lhe que o fosse visitar para lhe dar notícias do seu pai.
O Diogo tinha um amigo a quem contava tudo, era o Miguel. Certo dia, durante um jogo de xadrez, Diogo contou ao Miguel que já sabia do seu avô. Contou-lhe da carta que recebeu do tio e que ia visitá-lo ao lar onde ele morava.
No dia seguinte, o Diogo resolveu ir até ao lar ver o avô. Quando lá chegou a senhora que estava a cuidar dos idosos, levou-o até ele.
O avô do Diogo não o conhecia. Depois de falarem durante muito tempo o Diogo começou a gostar daquele senhor. Nas visitas que se seguiram o Diogo tentou que o seu irmão também lá fosse mas o irmão só queria entrar num lar a partir dos 70 anos.
Os dias foram passando e o Diogo continuava a visitar o avô, falavam sobre o que cada um gostava e de muitas outras coisas. Numa dessas visitas, o Diogo perguntou ao avô se ele queria ir acampar no seu jardim e o avô foi.
Os dias, no campismo, foram muito divertidos. O avô Mateus ensinava o Diogo a jogar cartas e o Diogo mostrava ao avô o que sabia tocar na viola.
Foram dias muito especiais pois avô e o neto estiveram sempre juntos.

Simão Gonçalves
4º ano –Turma D9










Não restam dúvidas que o prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo…
Acreditamos que a escola só realizará a sua missão, se for capaz de desenvolver nos alunos, o prazer da leitura.

A Animadora Sociocultural,
Sofia Silva

1 comentário:

  1. Tive conhecimento deste bolgue há pouco tempo, embora já exista desde Novembro, por aquilo que me apercebi. Aparece na sequência da desactivação do blogue da turma D5 que a meu ver teve um impacto muito interessante na divulgação das actividades que a turma desenvolveu ao longo do ano 2009, quer a nível curricular, quer extra-curricular. Através desta forma de comunicar, tive acesso mais rápido a conteúdos programáticos que eram dados em contexto sala de aula, bem como às actividades de âmbito educativo que a turma realizava. Ainda bem que a professora que foi da turma D5, agora com as funções de coordenadora, continua a desenvolver este trabalho para bem de toda comunidade educativa.
    O resultado da leitura do livro "Os campistas" da autora: Maria Teresa Maia Gonzalez, foi muito interessante como podemos ver pelos desenhos que os alunos fizeram. Os trabalhos realizados são o reflexo da importância da leitura, uma vez que despertou nos alunos diferentes formas de expressão artística. Desta forma e a meu ver, este tipo de actividades procuram e muito bem incutir nos alunos o gosto e o hábito da leitura, estimulando a criação literária e fomentando o espírito crítico.

    Parabéns pelo blogue.

    Hilário Pereira

    ResponderEliminar