26.12.17

ViISITA AO MUSEU DE INDUSTRIA TÊXTIL DA BACIA DO AVE

No dia 13 de dezembro de 2017, a nossa turma foi ao Museu da Indústria Têxtil, em Famalicão, onde participámos em duas atividades, uma foi a visita guiada ao espaço e a outra foi a elaboração de um cachecol coletivo para o concurso “Cachecóis de Natal”- uma iniciativa solidária organizada pela Associação Milho D´Oiro em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Banco Local de Voluntariado, e com a colaboração do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, cuja respetiva inscrição implicou que cada um de nós levasse um bem alimentar que será doado a uma instituição de solidariedade social do concelho .
Este museu fica localizado na Rua José Casimiro, em Calendário, tem uma área de 1200 metros quadrados e está dividido em nove espaços, que mostram a história da evolução da indústria têxtil da Bacia do Ave. É um espaço cheio de máquinas e teares, onde se conta a história de personagens históricas que se distinguiram nesta área, como por exemplo Narciso Ferreira - uma figura histórica de Riba de Ave.
Durante a visita ao museu, mostraram-nos a evolução desta indústria desde um tear manual, onde trabalhava só uma pessoa, até uma máquina, que substituía cinquenta pessoas. Um guia deu-nos a conhecer várias máquinas e as suas utilidades, umas que transformavam algodão em fio, outras que faziam cobertores, mantas e toalhas, outras que faziam etiquetas, etc.  
Descobrimos que, para além das más condições, os trabalhadores ainda tinham horários rígidos e um salário muito baixo. O guia contou-nos que os trabalhadores quando colocavam o algodão na máquina, às vezes, ficavam sem a ponta dos dedos. Contou-nos, também, que uma vez foi lá um senhor, já de idade, que quando viu o quadro que continha o regulamento, começou a chorar muito porque um dia tinha ido para o trabalho de bicicleta, o pneu furou e ele atrasou-se cinco minutos e o chefe dele disse-lhe que não poderia trabalhar mais nesse dia e, por isso, não receberia o respetivo salário. Mesmo que não ganhasse muito dinheiro, aquele pouco dinheiro ajudá-lo-ia muito…
Aprendemos muito! Ficámos a saber o que é um tear e como se transforma lã em fio e este em tecido.
A segunda atividade consistiu em tecermos um pedacinho de cachecol, utilizando lã de várias cores. Cada um de nós tinha um pequeno tear manual e com a ajuda de uma grande e especial agulha fomos andando por entre os fios (a teia), que até parecia um zig zag.
Foi como se tivéssemos feito uma viagem no tempo e voltássemos à época em que tudo era muito mais trabalhoso, por ser feito artesanalmente.
Depois com os vinte pedaços (um de cada aluno) foi elaborado um cachecol com 150 cm de comprimento e 20 de largura, conforme o regulamento do concurso. Para isso contámos com a colaboração de várias pessoas: a mãe da Mariana que levou os pedacinhos para a avó Flora coser e transformar no nosso cachecol coletivo, a D.ª Sílvia que ajudou a criar uma estrutura, com cones de fio, para imitar uma fábrica, onde foi sobreposta a nossa obra de arte e, finalmente, a mãe da Alexandra que transportou o trabalho, com todo o cuidado, até ao museu onde estará exposto até ao dia 14 de janeiro, data em que serão anunciados os vencedores, entregues os respetivos prémios e efetuada uma troca de cachecóis.
Agradecemos, ainda, a todos os elementos deste museu, principalmente ao Dr. Marco (responsável pelo espaço) e ao Sr. Paulo (o guia) pela simpatia e disponibilidade e por nos terem dado a oportunidade de participarmos nestas atividades que adorámos.
Sugerimos que visitem este magnífico museu - um espaço muito interessante e acessível, pois a entrada é gratuita!

Alexandra Rego
André Lemos
Clara Dinis
Inês Moreira
João Hernâni Vaz
Mariana Silva
Sara Salgado
Turma D1 - 4º Ano

































Sem comentários:

Enviar um comentário