2.2.16

PROJETO "EM PEDOME HÁ CIÊNCIA"

Segunda visita à escola de Pedome

          No dia 26 de janeiro fomos, pela segunda vez, à escola de Pedome, no âmbito do projeto “Em Pedome há ciência”.
          Quando lá chegamos estavam as professoras que nos receberam da última vez e foram mais uma vez muito atenciosas connosco.
          Quando entramos a nossa turma foi dividida em dois grupos. Um grupo foi para o laboratório e o nosso grupo foi para uma sala com jogos matemáticos.
          Nós fomos para os jogos matemáticos e jogamos “Semáforo”, “Gatos e Cães” e “Rastros” para um campeonato de jogos matemáticos que se irá realizar no dia 4 de março em Beja.
          De seguida, fomos à sala de música e o professor disse-nos que o primeiro instrumento que existiu foi o corpo humano, porque conseguimos estalar os dedos, bater palmas, assobiar… Lemos uma partitura batendo palmas, estalando os dedos e fazendo pausas. Depois lemos uma partitura da sonata de Mozart, com triângulos, clavas, tamborins e maracas e, por último, cantamos o Hino da Escola de Pedome.
          Como nós tínhamos levado cinquenta cêntimos pudemos lanchar e fomos para o bar, pois os preços eram bastante acessíveis e as coisas eram bastante saudáveis como: as mistas, os sumos, as barras de cereais…
Nós adoramos esta visita mas foi pena não irmos mais cedo para lá e assim podíamos fazer todas as atividades previstas.
          Adoramos a visita à escola de Pedome, pois a escola é limpa, com bastantes condições, muitas salas e materiais bons, professoras e auxiliares simpáticas, um grande recreio… Esperamos lá voltar!

Riba de Ave, 27 de janeiro 2015
Trabalho de Grupo:
Lara Machado Oliveira
Luísa da Silva Torres
Nélson Rúben da Silva Martins
   4.º ano    Turma D6



Segunda visita à escola de Pedome

       No dia 26 de janeiro fomos pela segunda vez à escola Sede de Pedome.
          Quando lá chegamos dividimo-nos em dois grupos.
          A primeira coisa que fizemos foi ir ao laboratório fazer duas experiências. A primeira foi o tema “A água como solvente”, mas o que queríamos saber era se “ Todas as substâncias são solúveis na água?”. Usamos: água, sal branco, três gobelés, sal azul, uma colher, azeite e uma vareta.
          Na primeira observação, observamos que o sal azul e o sal branco desapareceram na água. No procedimento a seguir, medimos quarenta centímetros cúbicos de água no gobelé, juntamos uma colher de azeite e, por fim, agitamos com a vareta. O resultado que deu foi que o azeite não desapareceu na água. E chegámos à conclusão que nem todas as substâncias são solúveis na água.
A segunda experiência que fizemos foi “ Descobrir o microscópio” e o objetivo era compreender as características da imagem dada pelo microscópio.
          Observamos a letra F e ficamos a ver a letra mais ampliada. Mas quando observamos a letra F no microscópio, vimo-la ao contrário e se a virássemos ao contrário via-se a bem posicionada.
          E descobrimos que o microscópio, para além de ampliar também inverte as letras.
          Por último, fomos ao bar onde tinha comida acessível e deliciosa.
          Eu adorei estas experiências e trabalhos.

Riba de Ave, 27 de janeiro 2015
Gonçalo Filipe Silva Machado                 4.º ano    Turma D6




































Sem comentários:

Enviar um comentário