Segunda visita à escola de
Pedome
          No dia
26 de janeiro fomos, pela segunda vez, à escola de Pedome, no âmbito do projeto
“Em Pedome há ciência”.
          Quando
lá chegamos estavam as professoras que nos receberam da última vez e foram mais
uma vez muito atenciosas connosco.
          Quando
entramos a nossa turma foi dividida em dois grupos. Um grupo foi para o
laboratório e o nosso grupo foi para uma sala com jogos matemáticos.
          Nós
fomos para os jogos matemáticos e jogamos “Semáforo”, “Gatos e Cães” e
“Rastros” para um campeonato de jogos matemáticos que se irá realizar no dia 4
de março em Beja.
          De
seguida, fomos à sala de música e o professor disse-nos que o primeiro
instrumento que existiu foi o corpo humano, porque conseguimos estalar os
dedos, bater palmas, assobiar… Lemos uma partitura batendo palmas, estalando os
dedos e fazendo pausas. Depois lemos uma partitura da sonata de Mozart, com
triângulos, clavas, tamborins e maracas e, por último, cantamos o Hino da
Escola de Pedome.
          Como nós
tínhamos levado cinquenta cêntimos pudemos lanchar e fomos para o bar, pois os
preços eram bastante acessíveis e as coisas eram bastante saudáveis como: as
mistas, os sumos, as barras de cereais…
Nós adoramos esta visita mas
foi pena não irmos mais cedo para lá e assim podíamos fazer todas as atividades
previstas.
          Adoramos
a visita à escola de Pedome, pois a escola é limpa, com bastantes condições,
muitas salas e materiais bons, professoras e auxiliares simpáticas, um grande
recreio… Esperamos lá voltar!
Riba de Ave, 27 de janeiro
2015
Trabalho de Grupo:
Lara Machado Oliveira
Luísa da Silva Torres
Nélson Rúben da Silva
Martins
   4.º
ano    Turma D6
Segunda visita à escola de
Pedome
       No dia 26 de janeiro fomos
pela segunda vez à escola Sede de Pedome.
          Quando
lá chegamos dividimo-nos em dois grupos.
          A
primeira coisa que fizemos foi ir ao laboratório fazer duas experiências. A
primeira foi o tema “A água como solvente”, mas o que queríamos saber era se “
Todas as substâncias são solúveis na água?”. Usamos: água, sal branco, três
gobelés, sal azul, uma colher, azeite e uma vareta.
          Na
primeira observação, observamos que o sal azul e o sal branco desapareceram na
água. No procedimento a seguir, medimos quarenta centímetros cúbicos de água no
gobelé, juntamos uma colher de azeite e, por fim, agitamos com a vareta. O
resultado que deu foi que o azeite não desapareceu na água. E chegámos à
conclusão que nem todas as substâncias são solúveis na água.
A segunda experiência que
fizemos foi “ Descobrir o microscópio” e o objetivo era compreender as
características da imagem dada pelo microscópio.
          Observamos
a letra F e ficamos a ver a letra mais ampliada. Mas quando observamos a letra
F no microscópio, vimo-la ao contrário e se a virássemos ao contrário via-se a
bem posicionada.
          E
descobrimos que o microscópio, para além de ampliar também inverte as letras.
          Por
último, fomos ao bar onde tinha comida acessível e deliciosa.
          Eu
adorei estas experiências e trabalhos.
Riba de Ave, 27 de janeiro
2015
Gonçalo Filipe Silva
Machado                 4.º ano   
Turma D6
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário