1.12.15

EM PEDOME HÁ CIÊNCIA

Visita de estudo à Escola Sede de Pedome
Ontem, as turmas da minha escola do quarto ano foram visitar a Sede do Agrupamento de Escolas de Pedome.
Quando lá chegamos ainda era cedo, por isso, fomos brincar um pouco, conhecer novos amigos e também conhecer a escola.
Em primeiro lugar fomos visitar o auditório, onde conhecemos duas professoras que nos guiaram na visita à escola e uma aluna do nono ano. Uma era professora de Físico-Química e a outra professora de Ciências e Matemática. No auditório também aprendemos o hino da escola, que não saiu lá muito bem, por isso, ficou combinado o delegado de turma dizer às professoras de música para nos ensinar o hino para a próxima vez o cantarmos melhor.
Logo a seguir fomos ver a sala do aluno onde também havia um bar que não estava aberto à hora do almoço para os alunos não comerem lixo alimentar e obriga-los a irem à cantina. Na sala do aluno as decorações eram feitas pelos alunos para poderem se sentir como em casa.
A seguir fomos ver a cantina onde havia algumas coisas feitas pelos alunos e onde se comia e bebia.
Depois fomos ver a biblioteca onde havia livros e uma banda com luzes a tocar. Ao lado havia a parte que os alunos mais gostavam que era a mediateca onde existia: computadores, televisões, mesas, cadeiras, jogos e prateleiras com outras coisas que eu não reparei o que era. Na biblioteca havia mais silêncio do que na mediateca porque na mediateca era mais para conviver e na biblioteca era mais para ler baixinho.
Também fomos ver a sala da ciência onde fizemos uma experiência que incluía uma proveta, a caixa de Petri, o limpa vidros e uma folha. A experiência realizava-se, molhando um cotonete num líquido e desenhando ou escrevendo na folha algumas coisas. Depois desaparecia e molhando com limpa vidros voltava a aparecer mas desta vez tudo cor de rosa.
Por fim, fomos ao ginásio onde fizemos um jogo. O jogo era que, o barco estava desequilibrado por causa da maré alta. Nós eramos uma equipa e tentamos segurar o barco, logo espalhamo-nos pelo barco mas não conseguimos, por isso, fizemos uma experiência. A experiência era andar à volta das cadeiras e equilibrar o barco, e felizmente conseguimos e o barco já não foi ao fundo.
Adorei esta visita de estudo e espero mesmo lá voltar, muitas e muitas vezes.


 Riba de Ave, 25 de novembro de 2015
Ana Vitória Carvalho da Costa                 4.º ano    Turma D6

Visita à escola de Pedome

          Ontem foi o Dia da Ciência e, como tal, as turmas do quarto ano foram visitar a Escola Sede para conhecer a escola e fazermos uma experiência.
          Quando lá chegamos ainda faltava um pouco para a hora combinada, por isso, fomos brincar. Quando chegou a hora conhecemos duas professoras muito simpáticas: uma era professora de Ciências e Matemática e a outra de Físico–Química.
          Estas duas professoras primeiro mostraram-nos o auditório onde nos apresentaram o Hino do Agrupamento de Pedome e, foi pedido aos delegados de turma que pedissem às professoras de música para nos ajudarem a treinar o Hino do Agrupamento.
          Falamos um pouco e fomos conhecer a cantina que, para espanto meu, estava decorada com desenhos que os alunos de Pedome fizeram.
          A seguir, fomos ver a sala do aluno que tinha mobília feita pelos alunos, para se sentirem mais confortáveis, também tinha um bar que estava fechado para evitar que os alunos fossem comer comida que não era saudável.
           Passado um pouco fomos fazer uma visita à biblioteca. A biblioteca estava dividida em duas partes: uma era a mediateca que era uma parte mais de convívio onde tinha computadores e uma televisão e outra parte era a biblioteca que era uma parte mais silenciosa.
          Para espanto meu, pela primeira vez na minha vida fui conhecer um laboratório onde tinha os materiais para fazer experiências. Uma professora apresentou-se, falou um pouco de ciência e deu-nos um papel para escrevermos uma frase secreta. Para isso usamos um cotonete e um líquido. Quando acabamos de escrever e aquilo secou a professora molhou as folhas com limpa vidros e apareceu o que nós escrevemos mas em cor de rosa.
          A seguir, fomos conhecer o pavilhão e lá fizemos um jogo.
          Por último, as professoras deram-nos um miminho, ou seja, um bolo de chocolate e leite branco.
          O que eu gostei mais foi de fazer a experiência, mas também gostei de tudo o resto.
          Eu adorei esta visita de estudo.

 Riba de Ave, 25 de novembro de 2015
Lara Lopes Dinis                          4.º ano    Turma D6






































Sem comentários:

Enviar um comentário