Os alunos do 3º ano da EB de Riba de Ave visitaram o Museu
Ferroviário de Lousado, no âmbito do programa “ Viagens pelo Património
Cultural”.
Esta foi a segunda visita que estes alunos fizeram, depois
de receberem, na sala de aula, as respetivas “Maletas pedagógicas” sobre o
Museu Camilo Castelo Branco e Museu Ferroviário
A visita foi muito interessante e permitiu que estes alunos
fizessem uma ” viagem no tempo” de comboio.
No final, ainda
tiveram direito ao respetivo carimbo no “passaporte” das visitas aos museus de
Famalicão.
Eis o testemunho de dois alunos que participaram na visita
Visita ao Museu Ferroviário de Lousado
Dia
vinte e um de abril fui visitar o Museu Ferroviário de Lousado.
Um
senhor chamado Renato estava à nossa espera, mostrou-nos pontes por onde
passavam comboios, e falou-nos da ponte D. Maria ll.
Aprendi
que antigamente não havia luz, por isso, os comboios usavam velas mas que
deitavam fumo toxico e causava incêndios.
Disse-nos
que o comboio tinha de começar a travar quinhentos metros antes de chegar à
estação.
Contou-nos
uma história sobre uma senhora chamada Vitória que tinha de fechar umas grades
para nós não sermos atropelados e foi uma história incrível.
O
senhor Renato mostrou-nos uma cidade inteira em miniatura cheia de comboios
muito pequeninos.
Lá
também havia ferramentas para trabalhar o ferro: martelos, serras…
Mais
à frente vimos muitas máquinas de carvão que eram feitas de aço.
Fomos
ver os comboios – a minha parte favorita. Os comboios eram a vapor, deitava-se
carvão e eles andavam.
Também
aprendi que o comboio tinha de estar ligado duas horas antes de entrar em
funcionamento, ou seja, de começar a viagem.
Vimos
que um comboio a vapor tinha várias carruagens: as carruagens para os
passageiros, uma para as vendedoras de peixe e outra para os homens com as
ferramentas.
Nas
carruagens de primeira classe havia janelas, mesas para o chá…, nas de segunda
e terceira classe não tinham janelas e os bancos estavam estragados.
Havia
ainda comboios próprios para os animais serem transportados, como bois, vacas,
ovelhas, porcos…
Vimos
veículos com duas rodas, um triciclo com três rodas e um quadriciclo com quatro
rodas. Também vimos vários tipos de rodas para os comboios. Todos os meses os
maquinistas tinham de mudar as rodas porque elas gastavam-se muito. O Renato
ligou uma máquina antiga para nos mostrar como mudavam as rodas e o barulho que
ela fazia.
Eu
adorei esta visita ao Museu ferroviário de Lousado, foi muito divertido.
Lara Machado Oliveira
3.ºano Turma D6
Visita ao Museu Ferroviário de Lousado
Na
última terça-feira, o terceiro ano da minha escola foi ao Museu Ferroviário de
Lousado.
Quando
chegamos encontramos um senhor muito simpático. Ele explicou-nos que foi a
rainha D. Maria ll e seu filho D. Pedro V que tiveram a ideia do comboio em
Portugal.
De
seguida, passamos para uma sala onde tinha um boneco que era o chefe da estação
e ensinou-nos que era preciso comprar bilhete e pesar as bagagens para poder
viajar de comboio.
Depois
passamos para um salão maior que tinha uma boneca, cujo senhor batizou-a como
Vitória. Ele disse que se uma carroça se atravessasse na linha a Vitória teria
de correr seiscentos metros e colocar dois petardos para o maquinista passar
por cima deles e desligar tudo para conseguir parar a tempo e ir ajudar a
levantar a carroça.
A
seguir, vimos uma maqueta de uma linha de comboio.
Depois
passamos para uma sala cheia de máquinas onde se fabricava tudo para o comboio.
De
seguida, passamos para a parte mais emocionante que era a parte dos comboios e
carruagens. Vimos muitos, cada um maior do que o outro, mas o mais bonito foi o
comboio dos presidentes que parecia uma casa sobre carris e rodas férreas.
A
seguir e por último, vimos um quadriciclo que transportava um objeto para medir
a linha e, se não tivesse a largura certa, os trabalhadores iam concertá-la.
A
parte que eu gostei mais foi de ver a carruagem presidencial.
Rodrigo
Moreira de Castro Ferreira
3.º
ano Turma D6
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