27.6.11

HORA DO CONTO - MÊS DE MAIO

«O dia em que a mata ardeu»

De acordo com o subtema do Projecto de Articulação Curricular «De mãos dadas com o ambiente», no decorrer do mês de Maio explorou-se a obra «O dia em que a mata ardeu» de José Fanha, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de preservar a Natureza.
A mensagem da história foi facilmente identificada pelos alunos. Por exemplo, o aluno Tiago Saldanha, do 2.º ano, escreveu: «Com esta história aprendi que devemos proteger as matas e as florestas, porque lá vivem muitos seres vivos (animais e plantas).»
Após a exploração oral e escrita da história, construiu-se um cartaz, para tal cada turma elaborou, utilizando diferentes técnicas, uma parte do mesmo. Para além disso, lançou-se o desafio «Vamos manter o recreio limpo», pelo que cada turma passou a ter a responsabilidade de vigiar o recreio uma vez por semana, de forma a mantê-lo limpo.
Tendo em conta a proximidade do término do ano lectivo, esta foi a última obra explorada, no âmbito da dinamização da Hora do Conto.

A animadora socioeducativa
Sílvia Sá


Os alunos assistem à apresentação da história.

Os nossos pequenos "artesãos" confeccionaram as flores da mata, com as forminhas de papel dos queques.

E que lindas e coloridas ficaram!


Agora, chegou a vez dos pequenos pintores se encarregarem de pintar as borboletas da mata.

Mas que empenhados estão eles!...

Um lindo cartaz, não poderia ficar sem título!

Eis que alguns alunos desempenharam esta tarefa.

Finalmente, o nosso cartaz (produto final) ficou concluido!...

Encontra-se afixado no recreio (recinto coberto) da escola, para que todos os alunos, pais e visitantes possam admirar a "obra prima" .

Sem comentários:

Enviar um comentário