27.6.11

HORA DO CONTO - MÊS DE MAIO

«O dia em que a mata ardeu»

De acordo com o subtema do Projecto de Articulação Curricular «De mãos dadas com o ambiente», no decorrer do mês de Maio explorou-se a obra «O dia em que a mata ardeu» de José Fanha, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de preservar a Natureza.
A mensagem da história foi facilmente identificada pelos alunos. Por exemplo, o aluno Tiago Saldanha, do 2.º ano, escreveu: «Com esta história aprendi que devemos proteger as matas e as florestas, porque lá vivem muitos seres vivos (animais e plantas).»
Após a exploração oral e escrita da história, construiu-se um cartaz, para tal cada turma elaborou, utilizando diferentes técnicas, uma parte do mesmo. Para além disso, lançou-se o desafio «Vamos manter o recreio limpo», pelo que cada turma passou a ter a responsabilidade de vigiar o recreio uma vez por semana, de forma a mantê-lo limpo.
Tendo em conta a proximidade do término do ano lectivo, esta foi a última obra explorada, no âmbito da dinamização da Hora do Conto.

A animadora socioeducativa
Sílvia Sá


Os alunos assistem à apresentação da história.

Os nossos pequenos "artesãos" confeccionaram as flores da mata, com as forminhas de papel dos queques.

E que lindas e coloridas ficaram!


Agora, chegou a vez dos pequenos pintores se encarregarem de pintar as borboletas da mata.

Mas que empenhados estão eles!...

Um lindo cartaz, não poderia ficar sem título!

Eis que alguns alunos desempenharam esta tarefa.

Finalmente, o nosso cartaz (produto final) ficou concluido!...

Encontra-se afixado no recreio (recinto coberto) da escola, para que todos os alunos, pais e visitantes possam admirar a "obra prima" .

22.6.11

4º TORNEIO DE MATEMÁTICA EM JOGO


A Didáxis realizou o 4º Torneio de “ Matemática em Jogo” junto dos alunos do 4º ano do 1º ciclo, do concelho de Vila Nova de Famalicão, com os habituais jogos: Pontos e Quadrados, Semáforo e Ouri.
Os torneios realizaram-se nas escolas e a final, na Didáxis, no dia 9 de Junho.
A nossa escola, como habitualmente, participou com seis elementos, três de cada turma do 4º ano.
Os alunos apurados para a final foram; o José Pedro Matos, Mariana Oliveira e Paulo, da turma D8, Inês Almeida, Diogo Abreu e Luís, da turma D7.
Merece particular destaque a Inês Almeida já que, obteve a classificação do 3º lugar, no jogo do Semáforo.

Os nossos parabéns a todos os participantes!

A Coordenadora
Maria do Carmo

A "nossa" Inês exibindo o seu troféu e o seu certificado de participação.
Parabéns Inês, continua a treinar!...


Todos os participantes e acompanhantes de todas as escolas posaram para a fotografia para, mais tarde recordar...

20.6.11

DORMIR COM OS LIVROS - BIBLIOTECA


Crianças dormiram com os livros na Biblioteca de Riba de Ave

Foi uma noite diferente e muito divertida para as 24 crianças que no dia 9 de Junho participaram da actividade “Dormir com os livros” realizada pelo Pólo de Riba de Ave da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que tem como objectivo proporcionar às crianças momentos de intensa alegria em volta do mundo dos livros.
Esta iniciativa de cariz lúdico-pedagógico conteve um programa que contemplou diversas actividades. Através de jogos diversos, de uma caça ao tesouro pelos recantos da literatura, da dinamização de um ateliê de escrita divertida e de uma competição inter-equipas de reconhecimento de cultura geral as crianças partilharam um serão animado e muito enriquecedor culturalmente. A realização de uma hora do conto, a declamação de poesias e uma sessão de cinema foram outras componentes do programa que aguçaram o sentido artístico-literário das crianças, que são alunas finalistas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola da Avenida, em Riba de Ave.
Depois de realizadas as actividades previstas, as crianças recolheram-se para dormir e, envolta da magia daquele espaço, adormeceram tranquilamente na companhia dos livros.
Pela manhã, as crianças acordaram ao som de um violino, que as fez despertar de um sono invulgar. Depois um vitaminado pequeno-almoço, as crianças receberam certificados de participação e brindes.

Coordenadora da Biblioteca
Teresa Torres











Finalmente já dormem...e com os livros!...


Alguns já acordaram e, ao seu lado, lá estavam os livros... como a darem-lhes os bons dias!...

19.6.11

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 2011

No passado dia 1de Junho, “Dia da Criança” e à semelhança de anos anteriores, a nossa escola comemorou esta data com várias actividades, com o objectivo de homenagear as nossas crianças, proporcionando-lhes um dia diferente, alegre e divertido.
As actividades realizaram-se no Salão Paroquial e no adro da igreja matriz, durante toda tarde, animadas pelos professores titulares, professores das AEC, animadora socioeducativa e auxiliares.
O adro da igreja foi vedado para garantir a melhor e maior segurança às nossas crianças.
As actividades desenvolvidas foram de carácter lúdico, criativo e recreativo. Sendo elas, pinturas de cartazes alusivos ao dia, pinturas faciais, danças, jogos tradicionais e saltos no insuflável.
Este ano, pela primeira vez se colocou um insuflável onde todas as crianças tiveram a oportunidade de “ descarregar” as energias.
Para finalizar este dia, ofereceu-se um cartucho de pipocas a todas as crianças e um gelado.
Foi lindo vê-los tão felizes!...
A Associação de Pais, mais uma vez, se associou a esta iniciativa contribuindo com uma pequena verba, que nos permitiu comprar as pipocas, pinturas faciais, balões, etc.
Os nossos agradecimentos à Associação de Pais.
Pensamos que ficará na memória das nossas crianças a vivência de um dia diferente.

A Coordenadora
Maria do Carmo








As nossas "princesas" estavam lindas e felizes!...
A auxiliar Mónica e a professora Joana de expressões trabalharam bem!...


As nossas crianças pintaram cartazes alusivos ao dia e serão utilizados para decorar o palco na festa de en.cerramento.



As nossas crianças, no adro da igreja, também se divertiram com os jogos tradicionais!



E cá está o insuflável que, fez as delícias das nossas crianças.




No final de todas as crianças comerem as pipocas,e as senhoras auxiliares também quiseram provar.


Estariam elas docinhas e estaladiças?!...

13.6.11

VISITA DE ESTUDO - CABECEIRAS DE BASTO

Sob o tema “ De mãos dadas com o Ambiente”, a nossa escola organizou uma visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental em Vinha de Mouros, no concelho de Cabeceiras de Basto. No mesmo programa incluía outros locais de interesse, e que também visitámos, tais como: Centro Hípico, Escola fixa de trânsito e o Museu de Terras de Basto.
O programa elaborado pela Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto incluía um cicerone por cada grupo/autocarro, que nos acompanhava a cada local visitado.
Com esta visita de estudo pretendemos estimular o sentido de observação, observação in loco, proporcionar experiências de descoberta, promover o convívio entre todos os alunos de todas as turmas e agentes educativos…
Na escola fixa de trânsito, todos os alunos conduziram pequenos “automóveis” onde as regras e sinais de trânsito deveriam ser cumpridos.
No Centro hípico, crianças e adultos deram a sua voltinha a cavalo.
A hora de almoço foi o reencontro de todos os grupos. Num local aprazível, todos os alunos, auxiliares e professores tiveram a oportunidade de partilhar o merendeiro, promovendo-se deste modo um convívio entre todos.

A Coordenadora
Maria do Carmo

“Visita de estudo a Cabeceiras de Basto”



No dia treze de Maio de dois mil e onze, a nossa escola realizou uma visita de estudo, a Cabeceiras de Basto.
Nessa visita de estudo começamos por visitar um Museu de Comboios onde havia uma exposição de comboios em miniatura e depois vimos alguns comboios, locomotivas e carruagens em tamanho real. Uma das carruagens foi utilizada pelo rei D. Carlos e tinha duas salas: uma para descansar e outra para trabalhar. Outra carruagem foi da rainha D. Amélia. Ambas as carruagens eram muito bonitas e luxuosas com sofás e cadeirões de pele e veludo, vidros de cristal, cortinas de seda e renda…
Antes de irmos almoçar fomos a uma escola de trânsito chamada “Estrada com Vida”. Lá tivemos a oportunidade de andar de bicicleta e karting. Havia semáforos e outros sinais de trânsito que tivemos que respeitar. Foi um momento muito divertido e, até a nossa coordenadora andou de bicicleta.
Mais tarde, fomos almoçar e aí partilhamos o nosso merendeiro. Lá havia um parque onde aproveitamos para brincar e descansar um bocadinho. Ao lado tinha um Centro de Educação Ambiental onde vimos alguns animais, como por exemplo: o gamo, o veado, o javali, a raposa, coelhos, patos bravos…
Depois fomos ao Centro Hípico de Vinha de Mouros onde tivemos a oportunidade de ver catorze boxes com cavalos e um burro bebé e a sua respectiva mãe. Era muito fofinho e giro. Gostamos muito de o ver e de lhe fazer festinhas.
Todos os meninos da nossa turma andaram de cavalo e a nossa professora também.
No final fomos lanchar novamente ao Museu dos Comboios.
Gostamos muito desta visita de estudo, principalmente quando andamos de karting e de cavalo. Foi um dia muito bem passado e divertido.

Trabalho elaborado pelos alunos do 3.º ano - Tarde, turma D6



Os nossos alunos na visita ao Museu de Terras de Basto, na antiga estação da CP do Arco de Baúlhe.



Enquanto aguardavam que outro grupo acabasse a visita no Centro Hípico, alguns alunos ainda puderam acarinhar uma linda jumentinha bébé.



Todas as crianças e adultos tiveram direito a uma voltinha a cavalo, no picadeiro.




E cá vão os nossos "automobilistas" com muita atenção à "estrada".




A hora de almoço e do lanche também foi hora de convívio e lazer para todos.


Até a assistente Isabel se divertiu com os mais pequenos no parque infantil!...

1.6.11

TEATRO " A MENINA DO MAR"

A Associação de Pais da nossa escola, pelo quinto ano consecutivo que, oferece a todos os alunos a oportunidade de participarem numa actividade lúdica/cultural, tal como teatro, cinema, circo…
Este ano, a proposta foi uma ida à Casa das Artes em Famalicão, assistir à peça “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner , apresentada pela companhia artística do Teatro do Bolhão.
Segundo esta equipa artística, "a Menina do Mar surge assim como um fabuloso pretexto para (re) vivermos uma obra que fez sonhar gerações sucessivas de crianças".
Hoje, quem sonhou e aprendeu com estas personagens maravilhosas, foram os nossos alunos, mesmos o mais pequeninos, do Jardim de Infância.
As três mães, Ilda, Orlanda e Violeta, elementos da Associação de Pais e que nos acompanharam ao Teatro, adquiriram os bilhetes e tiveram o cuidado de entregarem a todas as crianças o seu respectivo bilhete, o qual era entregue pela criança ao recepcionista e inutilizado pelo mesmo, permitindo que as crianças adquirissem uma vivência, de todo o processo desenvolvido numa ida ao teatro, cinema, futebol…
Foi mais um dia inesquecível para as nossas crianças que, para além do seu carácter lúdico, proporcionou aos mais velhinhos, momentos de reflexão, sobre o que é a amizade, a saudade, a alegria do reencontro…

Os nossos agradecimentos à Associação de Pais, por mais uma vez, se associar à escola e ajudar a mesma na promoção de iniciativas semelhantes.

A Coordenadora
Maria do Carmo

“A Menina do Mar”
Estávamos tão ansiosos por ver a peça a Menina do Mar.
A peça de teatro começava assim: Era uma vez um jovem e ele defendia o mar como se houvesse algo de especial, algo bonito, algo misterioso…
Certo dia o jovem estava na praia quando viu um polvo, um caranguejo, um peixe e uma menina cuja a beleza era incomparável, á beira mar.
Com alguma curiosidade foi para trás de um rochedo para ver aquele bando de amigos.
O jovem saiu de trás da grande rocha e agarrou na menina. Os seus amigos pensaram logo que ele seria um pescador que andava à procura de peixe para fritar e depois comer.
Ao deitar aquelas palavras para fora da boca o jovem continuava a insistir, porque não mudava de ideias acerca do caranguejo, do polvo, do peixe e principalmente da menina porque a achava especial, amigável e simpática.
Quando as coisas finalmente acalmaram tinha chegado à hora das apresentações e também à altura de esclarecer os segredos um ao outro.
O jovem tanto ansiava pelo nome da menina e aí o tinha “A Menina do Mar”.
A menina queria ver como era o mundo no exterior e por isso planeou fugir com o rapaz pela manhã e iam fugir para bem longe e para serem mais discretos o rapaz pensou e bem que a menina do mar devia ser transportada num balde molhado para que a menina não morresse cheia de calor, toda enrugada como as algas que via quando subia à superfície. O que era mau era que os búzios, os ouvidos do mar estavam em todo o lado e com a informação conseguida através do jovem e da menina do mar, a raia ficou furiosa e queria levar a menina para uma ilha muito, muito distante.
O rapaz com a intenção de salvar a menina do mar, estava à espera que acontecesse algum milagre. Certa altura uma gaivota despejou um frasco que continha algo mágico dentro, perto dele. Esse pó permitia ao homem ou à mulher vigiar de baixo de água.
Um golfinho mandado pelo Rei das Águas nadou à máxima força para ir ter ilha onde a Menina do Mar se encontrava.
Ficaram todos contentes com o reencontro dos amigos e para o final ficar mais alegre do que já era, a Menina do Mar, podia dançar à frente de todos os peixes, golfinhos, tubarões e baleias porque estava a desperdiçar os seus dotes de bailarina enquanto estava a dançar para agradar a sinistra Raia.


Gonçalo Castro – 4º ano - tarde



Antes da entrada, todos os alunos lancharam.


As mães, elementos da Associação fazem a entrega dos bilhetes a cada criança.

Duas alunas analisam atentamente o bilhete.




A Educadora Esmeralda acompanhando os seus alunos à entrada enquanto a Mãe Violeta vai distribuindo os bilhetes aos restantes.




Os meninos do Jardim de Infância entregam os bilhetes à entrada mas, aguardam a respectiva metade do mesmo.




No final, aguardam a chegada do autocarro à sombra das árvores do jardim da Casa das Artes .