4.11.10

BIBLIOTECA - EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

A Biblioteca Escolar é parte integrante do processo educativo e disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação.
Assim, a Biblioteca Escolar desenvolverá a sua actividade no sentido de contribuir para a formação de leitores e de frequentadores assíduos de biblioteca. Para tal, a Biblioteca Escolar pretende atingir e fazer cumprir os seguintes objectivos:
· Desenvolver e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem e também da utilização das bibliotecas ao longo da vida;
· Contribuir para o desenvolvimento do espírito de pesquisa e investigação;
· Reforçar a articulação curricular com as estruturas pedagógicas e os docentes para fomentar práticas de interacção pedagógica;
· Divulgar e defender a ideia de que o livro e o acesso à informação são imprescindíveis à construção de uma cidadania efectiva, responsável;

Com a mudança de instalações da nossa Biblioteca Escolar, primeiramente foi necessário readaptar e reorganizar o nosso novo espaço no Pólo da Biblioteca Municipal de Riba de Ave.
A Professora Bibliotecária (Olívia Correia) teve um árduo trabalho na reorganização dos livros da nossa Biblioteca Escolar. Queremos, como tal, agradecer-lhe pelo mérito do seu trabalho!
No decorrer do mês de Outubro, iniciou-se o tão desejado empréstimo domiciliário de livros na Biblioteca da escola.
Foi com imensa alegria que os nossos alunos exploraram a” nova” Biblioteca Escolar!

Boas leituras!

A Animadora Socioeducativa
A Coordenadora




A Professora bibliotecária num dos momentos da troca dos livros



A Animadora Socioeducativa com os alguns alunos na Biblioteca.
A boa disposição também está patente no momento da troca de livros!...



A Prof. Olívia dá algumas indicações sobre a organização dos livros. Depois da troca dos livros, os alunos gostam de partilhar com os colegas o livro que escolheram.

2 comentários:

  1. Embora a minha filha já tenha saído da escola da Avenida, fiquei sempre ligado a esta escola, quer pelas pessoas, quer pelo trabalho que a escola vai desenvolvendo ao longo do ano, “aguçando” a minha curiosidade no que respeita a novas noticias, assim, nas minhas incursões pelo blogue, constatei com muito agrado, que os meninos estão contentes com as idas à biblioteca, onde podem fazer o empréstimo domiciliário. De referir que, a BE de Riba d’Ave este ano lectivo está a funcionar porque, houve uma conjugação de esforços e de vontades, por parte da Autarquia, Agrupamento de Escolas de Pedome, Escola da Avenida, Biblioteca Municipal, Coordenador Interconcelhio da RBE. Sem querer retirar mérito a todos os que estiveram envolvidos neste processo, tenho de realçar o empenho demonstrado pela professora bibliotecária, Olívia, pela Coordenadora, prof. Maria do Carmo, na mudança da biblioteca da escola para o pólo da Biblioteca Municipal, contribuindo desta forma, para que a mesma pudesse funcionar em pleno.
    Entretanto, para além do empréstimo na BE, verifiquei que os meninos estão a inscrever-se como leitores no pólo da biblioteca. Esta parceria, parece-me profícua, na medida em que, está a fazer com que os alunos que frequentam a BE, tenham a possibilidade de utilizarem o pólo da Biblioteca Municipal, e desperta neles a curiosidade para novos ambientes, permitindo-lhes, desta forma, o acesso a diferentes recursos de informação, para que desta forma possam praticar as suas competências leitoras.
    A Biblioteca Escolar, actualmente, deve tentar corresponder a uma concepção diferente e, neste sentido é visível o trabalho que a BE da Avenida conjuntamente com as BE do Concelho de Famalicão, têm vindo a desenvolver. Percebemos, efectivamente, que está a ser feito um trabalho sustentado, articulando com os vários agentes educativos, Coordenadora da Escola, Professora Bibliotecária, Animadora Socioeducativa, uma politica de desenvolvimento na literacia da informação e no que à promoção do livro e da leitura diz respeito.
    De realçar, também, a importância que assume na construção do futuro dos alunos, a questão da literacia da informação e que pode ser considerada uma questão fulcral para a Escola e para a Biblioteca Escolar. A BE contribui para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento da literacia, das competências de informação e para a promoção da cultura é, de facto, a pedra basilar na formação dos alunos para a integração da Sociedade da Informação (de que tanto hoje em dia se fala), para o desenvolvimento pessoal e profissional e para exercer com responsabilidade o seu papel de cidadãos.
    Enquanto Encarregado de Educação, é com alegria que vejo este trabalho a ser desenvolvido e acima de tudo vejo as crianças felizes por frequentarem estes espaços.
    Continuação de bom trabalho.
    Hilário

    ResponderEliminar
  2. Muito bem , mais uma vez a Escola de Riba de Ave a fomentar a interacção entre os diferentes intervenientes do meio escolar. E como hoje a escola tem de reforçar a articulação com todas as estruturas pedagógicas, dou os meus parabéns a todos os docentes e alunos por esta iniciativa. Sem dúvida um exemplo a ter em conta.

    Marina Machado(docente na EB1 de Cruz d'Argola - Guimarães)

    ResponderEliminar