30.11.10

MAGUSTO - DIA DE S. MARTINHO

No dia 11 de Novembro, Dia de S. Martinho, cumpriu-se, mais uma vez na nossa Escola, a realização do magusto.
A “festa das castanhas” é uma das festas da nossa tradição popular pela qual, todos os alunos anseiam. Os mais aventureiros e destemidos têm oportunidade de exibirem as suas acrobacias, saltando a fogueira, enquanto os mais pacatos se ficam pelo enfarruscar da cara, tornando-se quase irreconhecíveis.
O dia estava cinzento mas, como conta a lenda de S. Martinho, o sol brilhou iluminando toda a Terra, cumprindo-se a lenda do Verão de S. Martinho, como é característico nesta época do ano.
A fogueira ficou enorme!... Os meninos do Jardim e os alunos do 1º Ciclo trouxeram bastante “caruma” para que esta pudesse arder bem e durasse bastante tempo, já que, a beleza da fogueira torna o momento inesquecível para todos os presentes.
Os meninos do Jardim vestiram-se de castanhinhas. Parabéns estavam lindíssimos!..
Os professores de Expressões ajudaram os alunos na confecção dos cartuxos com os pacotes de leite vazios. Estavam lindos…e levavam muitas castanhas!...
Algumas castanhas foram assadas na fogueira tal como, se fazia no passado. As restantes assaram-se nos fornos da era moderna, da padaria Maia.
O magusto é uma das várias actividades contempladas no Plano de Articulação Curricular envolvendo várias áreas, tais como: a expressão musical, plástica, expressão escrita...
No Salão Paroquial, onde decorrem as AECs, o Dia de S. Martinho comemorou-se com jogos tradicionais, dinamizados pelos Professores de Educação Física e Estagiários de Desporto da Didáxis.

Aproveitamos para agradecer à padaria Maia a gentileza que tem tido para com a Escola, uma vez que, todos os anos nos assam as castanhas.
Agradecemos à Didáxis o apoio prestado pelos professores de educação físíca e alunos estagiários.

A Coordenadora
Maria do Carmo


A Inês do 2º Ano da turma D3 desenhou e ilustrou o magusto da Escola, depois de ter feito um acróstico sobre o mesmo.

Parabéns Inês, está muito bonito!...


Os meninos do jardim aproveitaram o calor da fogueira para aqucerem as pequeninas mãos.


A Bruninha da Sala das Cores, com muito jeitinho "bufava" na castanha para a saborear,sem que esta lhe queimasse a boquinha.


As "castanhinhas" da Sala das Flores saltavam alegres mas, longe da fogueira.




Nas AECs (Actividades Extra Curriculares) os jogos tradicionais foram bastante animados.

10.11.10

A SALA DAS CORES DE MÃOS DADAS COM OS VALORES

A Sala das Cores de mãos dadas com os valores
De acordo com o tema escolhido pela nossa escola, para este ano lectivo, “A Escola e a Família de mãos dadas” e no âmbito do subtema do 1º período “De mãos dadas com os valores”, ao longo do mês de Outubro, as crianças da sala das Cores exploraram a história apresentada em PowerPoint: Dá-me um Abraço. A partir desta história partilhamos ideias e reflectimos sobre os valores da amizade e o respeito pela diferença.
Sugeri ao grupo que fizéssemos esta história com desenhos feitos por eles. As crianças aceitaram a proposta e ficaram muito entusiasmadas com a ideia. O vídeo é o resultado final deste trabalho. Esperemos que gostem! As crianças gostaram muito e já estão a preparar outra história.

A Educadora Esmeralda

4.11.10

BIBLIOTECA - EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

A Biblioteca Escolar é parte integrante do processo educativo e disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação.
Assim, a Biblioteca Escolar desenvolverá a sua actividade no sentido de contribuir para a formação de leitores e de frequentadores assíduos de biblioteca. Para tal, a Biblioteca Escolar pretende atingir e fazer cumprir os seguintes objectivos:
· Desenvolver e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem e também da utilização das bibliotecas ao longo da vida;
· Contribuir para o desenvolvimento do espírito de pesquisa e investigação;
· Reforçar a articulação curricular com as estruturas pedagógicas e os docentes para fomentar práticas de interacção pedagógica;
· Divulgar e defender a ideia de que o livro e o acesso à informação são imprescindíveis à construção de uma cidadania efectiva, responsável;

Com a mudança de instalações da nossa Biblioteca Escolar, primeiramente foi necessário readaptar e reorganizar o nosso novo espaço no Pólo da Biblioteca Municipal de Riba de Ave.
A Professora Bibliotecária (Olívia Correia) teve um árduo trabalho na reorganização dos livros da nossa Biblioteca Escolar. Queremos, como tal, agradecer-lhe pelo mérito do seu trabalho!
No decorrer do mês de Outubro, iniciou-se o tão desejado empréstimo domiciliário de livros na Biblioteca da escola.
Foi com imensa alegria que os nossos alunos exploraram a” nova” Biblioteca Escolar!

Boas leituras!

A Animadora Socioeducativa
A Coordenadora




A Professora bibliotecária num dos momentos da troca dos livros



A Animadora Socioeducativa com os alguns alunos na Biblioteca.
A boa disposição também está patente no momento da troca de livros!...



A Prof. Olívia dá algumas indicações sobre a organização dos livros. Depois da troca dos livros, os alunos gostam de partilhar com os colegas o livro que escolheram.

3.11.10

HORA DO CONTO - O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU

«O dia em que a barriga rebentou» foi o título da história trabalhada na Hora do Conto, no mês de Outubro. Esta história aborda os riscos de uma alimentação desequilibrada e reforça a importância de uma alimentação saudável.
A história foi apresentada em powerpoint e foi lida pela Animadora Socioeducativa, tanto na Escola EB1, como no Jardim-de-Infância.
Após a leitura e exploração da obra, os alunos realizaram vários trabalhos, muitos dos quais com intuito de decorar a barraca da nossa escola na Feira de Outono (pintura de frutos em esferovite) e de serem vendidos nessa mesma festividade (colares, livros de receitas e porta canetas), decorrida a 16 de Outubro de 2010. Para além dessas actividades, houve turmas que elaboraram a roda dos alimentos; realizaram o «Jogo da Alimentação»; escreveram poemas alusivos à temática; teatralizaram peças; elaboraram fichas com adivinhas populares; criaram a personagem principal da história; ilustraram desenhos e elaboraram cartazes.
Tendo em conta o tema do Projecto de Articulação Curricular «De mãos dadas com os valores», trabalhou-se, essencialmente, o valor da Alimentação Saudável, no decorrer do mês de Outubro.


A Animadora Socioeducativa
Sílvia Sá



Leitura da obra no Jardim de Infância


Leitura da obra aos alunos das professoras Manuela e Maria dos Anjos



O jogo da Alimentação na sala do 4º ano da Professora Manuela



Resumo da históroa elaborado pelos alunos da turma D7 - 4º ano

1.11.10

A TURMA D7 - 4º ANO DE MÃOS DADAS COM OS VALORES

Na sequência dos trabalhos desenvolvidos da semana passada, na comemoraçao do Dia da Alimentação, no Agrupamento, em parceria com o projeto Educação para a Saúde, a nossa turma 4º ano D-7 leu e reflectiu sobre alguns relatos de crianças que devido à crise do nosso país, se encontram em situações de pobreza principalmente a nível alimentar. A reportagem foi retirada da revista “Sábado” de 14 de Outobro que depois de nós, alunos, a termos analisado, ficamos mais sensibilizados e alertados para situações semelhantes, que por vezes estão à nossa volta.
Ainda no âmbito do Dia da Alimentação, foram também discutidos casos de alunos que trazem lanche exagerado para a escola e por vezes sem motivo aparente, deitam-no para o lixo.
A nossa turma ficou sensibilizada, para o caso de alguns colegas se esquecerem do lanche ou por outras razões não o tragam, alertamos os professores, para que a escola os possa ajudar.
Partindo desta reflexão da turma, foi abordado e trabalhado o valor da partilha, que está inserido no nosso tema da escola “A Escola e a Família de mãos dadas,” mais concretamente com o subtema do 1º período “A Escola e a Família de mãos dadas com os valores.”
Alguns dos testemunhos foram marcantes como por exemplo o facto de uma menina apenas algumas vezes beber meio copo de leite por dia, ou o desejo do menino que queria ter uma simples bola, mas o dinheiro não chegava.
Ficamos conhecedores de uma realidade triste que nos rodeia e mais sensibilizados para tais conhecimentos.

A turma D7 - 4º Ano