A cada escola coube a tarefa de escolher um subtema que fosse ao encontro do Projecto do Agrupamento.
“ A Escola e a Família de mãos dadas…” foi o tema escolhido e que será desenvolvido na nossa Escola EB1/JI, tendo um outro subtema integrador como fulcro de todas as actividades ao longo de cada período.
No1º período, o subtema integrador à volta do qual, todas as actividades serão planeadas será “De mãos dadas com os valores”.
No âmbito do Projecto para a Saúde, e durante o mês de Outubro, em contexto do Dia da Alimentação, a escola EB1/JI participou na Feira de Outono, desenvolvendo várias actividades integradas no tema da Alimentação, entre as quais destacamos a confecção de compotas e marmelada para serem vendidas na mesma feira. Paralelamente a estas actividades, outras se desenvolveram assim como: a confecção do pão, no Jardim de Infância, salada de fruta, entoação de canções alusivas ao tema, dramatizações, trabalhos de expressão plástica e trabalhos escritos nas áreas curriculares.
Todas as actividades desenvolvidas durante o mês de Outubro tiveram como “pano de fundo” a exploração dos valores, tais como: partilha, cooperação, tolerância, solidariedade…
Deste modo, as educadoras, professores titulares de turma, professores das AECs, Animadora socioeducativa e professora bibliotecária, todos em parceria e trabalhando todos os conteúdos dentro da sala de aula nas diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio), puseram em prática o Projecto de Articulação Curricular.
O Jardim articulou com o 1º ano. O 1º ano por sua vez articulou com o Jardim e com o 2º ano e assim sucessivamente, ou seja, cada ano articulou com o ano anterior e com o imediatamente seguido.
A professora bibliotecária e a animadora socioeducativa exploraram a história “ O dia em que a barriga rebentou” na “Hora do Conto”. Esta actividade, também foi planeada e direccionada para a exploração dos valores e em contexto da Alimentação.
A Coordenadora
As educadoras amassam o pão, na tradicional masseira.
Os "padeirinhos" do Jardim lancham, enquanto aguardam a hora para sentirem e ajudarem a amassar o pão.
O Gonçalinho é que já não aguenta a espera e parece estar decidido a dar uma espreita na masseira do pão!..
Agora sim!...Já sentem nas suas pequeninas mãos a massa fofinha do pão!
Entretanto na sala do 2º ano da prof. Angelina os meninos ajudam a descascar as pêras para a confecção da compota.
Entretanto na sala do 2º ano da prof. Angelina os meninos ajudam a descascar as pêras para a confecção da compota.
E para que não pensemos que é segredo desta turma, resolveram partilhar connosco a receita da compota.
Compota de pêra
Receita feita em sala de aula em articulação com as turmas do 1º e 2º anos
Ingredientes:
1 kg de peras;
1 kg de açúcar.
1º Descascam-se, lavam-se e pesam-se as peras. Partem-se em bocados pequenos e deitam-se num tacho.
2º Deita-se no mesmo tacho igual peso de açúcar.
3º Leva-se a lume brando até o açúcar todo derreter e se transformar em calda.
4º Depois põe-se a ferver até a calda de açúcar atingir o ponto de pérola mole e os bocadinhos de pêra ficarem lourinhos.
Depois de pronta guarda-se em frasquinhos. (Pode triturar-se grosseiramente com a varinha ou deixar os pedacinhos de pêra por triturar…).
Ponto de pérola mole: verifica-se quando metemos uma colher de alumínio dentro do preparado a ferver e rapidamente dentro de um copo de água fria. Logo de seguida agarramos com dois dedos o que fica na colher e é uma ” bolinha” mole…
Receita feita em sala de aula em articulação com as turmas do 1º e 2º anos
Ingredientes:
1 kg de peras;
1 kg de açúcar.
1º Descascam-se, lavam-se e pesam-se as peras. Partem-se em bocados pequenos e deitam-se num tacho.
2º Deita-se no mesmo tacho igual peso de açúcar.
3º Leva-se a lume brando até o açúcar todo derreter e se transformar em calda.
4º Depois põe-se a ferver até a calda de açúcar atingir o ponto de pérola mole e os bocadinhos de pêra ficarem lourinhos.
Depois de pronta guarda-se em frasquinhos. (Pode triturar-se grosseiramente com a varinha ou deixar os pedacinhos de pêra por triturar…).
Ponto de pérola mole: verifica-se quando metemos uma colher de alumínio dentro do preparado a ferver e rapidamente dentro de um copo de água fria. Logo de seguida agarramos com dois dedos o que fica na colher e é uma ” bolinha” mole…
Doce de abóbora
Ingredientes:
1 quilograma de abóbora descascada
750 gramas de açúcar
2 paus de canela pequenos
Preparação
1.º Corta-se a abóbora em bocados pequeninos e passa-se por água.
2.º Coloca-se numa panela, juntamente com o açúcar e a canela.
3.º Leva-se ao lume brando e deixa-se ferver lentamente.
Vai-se mexendo regularmente, com uma colher. Quando o doce se começar a soltar do fundo da panela, está pronto. Deixa-se arrefecer e deita-se em frascos.
Ingredientes:
1 quilograma de abóbora descascada
750 gramas de açúcar
2 paus de canela pequenos
Preparação
1.º Corta-se a abóbora em bocados pequeninos e passa-se por água.
2.º Coloca-se numa panela, juntamente com o açúcar e a canela.
3.º Leva-se ao lume brando e deixa-se ferver lentamente.
Vai-se mexendo regularmente, com uma colher. Quando o doce se começar a soltar do fundo da panela, está pronto. Deixa-se arrefecer e deita-se em frascos.
Se não gostar de encontrar bocadinhos de abóbora, quando o doce estiver pronto, passe com a varinha.
As professoras do 1º ano ajudam na confecção da salada de fruta
Agora que a salada de fruta ficou pronta, os professores do 1º ano distribuem pelas tacinhas para que todos os alunos lanchem uma saudável salada de fruta.
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