30.10.10

PROJECTO DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR

“Viver em Família na Escola” é o título do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Pedome e que continua em curso, desde o ano lectivo transacto.
A cada escola coube a tarefa de escolher um subtema que fosse ao encontro do Projecto do Agrupamento.
“ A Escola e a Família de mãos dadas…” foi o tema escolhido e que será desenvolvido na nossa Escola EB1/JI, tendo um outro subtema integrador como fulcro de todas as actividades ao longo de cada período.
No1º período, o subtema integrador à volta do qual, todas as actividades serão planeadas será “De mãos dadas com os valores”.
No âmbito do Projecto para a Saúde, e durante o mês de Outubro, em contexto do Dia da Alimentação, a escola EB1/JI participou na Feira de Outono, desenvolvendo várias actividades integradas no tema da Alimentação, entre as quais destacamos a confecção de compotas e marmelada para serem vendidas na mesma feira. Paralelamente a estas actividades, outras se desenvolveram assim como: a confecção do pão, no Jardim de Infância, salada de fruta, entoação de canções alusivas ao tema, dramatizações, trabalhos de expressão plástica e trabalhos escritos nas áreas curriculares.
Todas as actividades desenvolvidas durante o mês de Outubro tiveram como “pano de fundo” a exploração dos valores, tais como: partilha, cooperação, tolerância, solidariedade…
Deste modo, as educadoras, professores titulares de turma, professores das AECs, Animadora socioeducativa e professora bibliotecária, todos em parceria e trabalhando todos os conteúdos dentro da sala de aula nas diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio), puseram em prática o Projecto de Articulação Curricular.
O Jardim articulou com o 1º ano. O 1º ano por sua vez articulou com o Jardim e com o 2º ano e assim sucessivamente, ou seja, cada ano articulou com o ano anterior e com o imediatamente seguido.
A professora bibliotecária e a animadora socioeducativa exploraram a história “ O dia em que a barriga rebentou” na “Hora do Conto”. Esta actividade, também foi planeada e direccionada para a exploração dos valores e em contexto da Alimentação.

A Coordenadora




As educadoras amassam o pão, na tradicional masseira.


Os "padeirinhos" do Jardim lancham, enquanto aguardam a hora para sentirem e ajudarem a amassar o pão.
O Gonçalinho é que já não aguenta a espera e parece estar decidido a dar uma espreita na masseira do pão!..



Agora sim!...Já sentem nas suas pequeninas mãos a massa fofinha do pão!


Entretanto na sala do 2º ano da prof. Angelina os meninos ajudam a descascar as pêras para a confecção da compota.


Com um balde tão cheio de pêras,muitos frascos de compota se fizeram.E que deliciosa ficou!
E para que não pensemos que é segredo desta turma, resolveram partilhar connosco a receita da compota.


Compota de pêra

Receita feita em sala de aula em articulação com as turmas do 1º e 2º anos

Ingredientes:

1 kg de peras;
1 kg de açúcar.

1º Descascam-se, lavam-se e pesam-se as peras. Partem-se em bocados pequenos e deitam-se num tacho.

2º Deita-se no mesmo tacho igual peso de açúcar.

3º Leva-se a lume brando até o açúcar todo derreter e se transformar em calda.

4º Depois põe-se a ferver até a calda de açúcar atingir o ponto de pérola mole e os bocadinhos de pêra ficarem lourinhos.
Depois de pronta guarda-se em frasquinhos. (Pode triturar-se grosseiramente com a varinha ou deixar os pedacinhos de pêra por triturar…).

Ponto de pérola mole: verifica-se quando metemos uma colher de alumínio dentro do preparado a ferver e rapidamente dentro de um copo de água fria. Logo de seguida agarramos com dois dedos o que fica na colher e é uma ” bolinha” mole…



Na turma do 2º ano da prof. Fátima fez-se a compota de abóbora.
Esta actividade foi articulada com os alunos da turma da prof. Paula, também esta do 1º ano.
Eis que também esta turma, nos presenteou com a receita do doce de abóbora, para os amantes de culinária ou de doces...


Doce de abóbora

Ingredientes:
1 quilograma de abóbora descascada
750 gramas de açúcar
2 paus de canela pequenos
Preparação
1.º Corta-se a abóbora em bocados pequeninos e passa-se por água.
2.º Coloca-se numa panela, juntamente com o açúcar e a canela.
3.º Leva-se ao lume brando e deixa-se ferver lentamente.
Vai-se mexendo regularmente, com uma colher. Quando o doce se começar a soltar do fundo da panela, está pronto. Deixa-se arrefecer e deita-se em frascos.




Se não gostar de encontrar bocadinhos de abóbora, quando o doce estiver pronto, passe com a varinha.


As professoras do 1º ano ajudam na confecção da salada de fruta

Agora que a salada de fruta ficou pronta, os professores do 1º ano distribuem pelas tacinhas para que todos os alunos lanchem uma saudável salada de fruta.

20.10.10

FEIRA DE OUTONO

No dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, realizou-se na Escola- Sede do Agrupamento de Pedome, uma Feira de Outono, cuja organização esteve a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas em parceria com o Projecto “ Educação para a Saúde “ e os Directores de Turma, tendo a colaboração dos professores de Área de Projecto, professores titulares de turma e Associação de Pais. Esta iniciativa teve como objectivo não só o convívio entre os vários elementos da comunidade educativa, nomeadamente os Encarregados de Educação, mas também promover a venda de produtos agrícolas e de objectos que se acumularam em casa.
Todos os alunos, pais e encarregados de educação foram convidados a participar e a tomar o pequeno-almoço na Escola.
Na barraquinha de Riba de Ave encontra o que melhor sabe”, foi o slogan que caracterizou a ”barraquinha” da nossa escola, na dita feira de Outono.
A nossa “barraquinha” ficou recheada de tudo o que era bom e que, bem que sabia!...
As educadoras, os professores titulares de turma, a professora de Expressões, a professora do Ensino Especial e a Animadora Socioeducativa, todos se empenharam, mais uma vez, para que a nossa escola se destacasse quer pela decoração quer pela diversidade e quantidade de produtos expostos.
As compotas de pêra e abóbora e a marmelada confeccionadas pelos professores e seus alunos não chegaram para as encomendas!...Ficaram deliciosas e muito bonitas. Até na decoração dos frascos, as professoras se preocuparam em torná-los bastante atractivos. É que os olhos também “comem”!...
As educadoras confeccionaram uma pêra e uma cenoura gigantes e lindíssimas, que serviu de suporte para as crianças e até adultos tirarem uma fotografia que, imediatamente lhes era entregue. Foi uma ideia genial... e rentável!...
A Associação de Pais, mais uma vez, de mãos dadas com a escola, colaborou, transportando todos os produtos para a Feira, decorando a “barraquinha" e ajudando na venda dos mesmos.
Todos os vendedores (professores, educadoras, mães e coordenadora) tiveram direito a vestir um lindo avental, mandado confeccionar pela Associação de Pais, para o efeito.
Foi mais uma das actividades que, exigiu muito empenho da parte de todos, professores, auxiliares e membros da Associação mas, o resultado desta iniciativa excedeu todas as expectativas indo ao encontro dos objectivos inicialmente traçados.
Foi uma feira ao estilo minhoto bastante animada, onde nada faltou, até mesmo a música da concertina e a dança folclórica.
A receita da feira (quatrocentos euros) será aplicada em visitas de estudo para todos os alunos da escola.

Os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram connosco, quer na organização, quer na oferta de produtos e na compra dos mesmos.

A Coordenadora





A gigantesce cenoura, da sala das Flores, não só decorou a Feira como serviu de suporte fotográfico às duas lindas meninas "primas" da sala das Cores.

A Animadora Socioeducativa Sílvia não resistiu à beleza da pera e também quis uma recordação da sala das Cores.


Os legumes oferecidos pelos pais dos nossos alunos ocuparam um grande espaço da nossa barraquinha.
Eram frescos, viçosos e apetitosos!...


A professora Anabela e o professor Cláudio vestiram-se a rigor para irem às compras.
Ao som da concertina, animaram a feira, dançando e cantando...


No final da feira, já só restavam algumas abóboras e cestinhos com ervas aromáticas.
As professoras do 1º ano percorreram a feira com os respectivos cestos e pregões, e lá venderam o que sobejou...

13.10.10

RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO 1º ANO

Para acolher os novos alunos da nossa escola, os meninos do 2.º ao 4.º ano do turno da manhã pintaram um pintainho e escreveram votos de boas-vindas para os mesmos. Esses pintainhos foram entregues tanto pela Professora Bibliotecária como pela Animadora Socioeducativa, após a dinamização de uma Hora do Conto nas turmas do 1.º ano.
A história trabalhada na Hora do Conto, não só na nossa escola como também nas outras EB1 do nosso Agrupamento, foi «O pintainho e o baguinho de milho» que abordava precisamente a coragem para experimentar novos mundos e a importância de todas as aprendizagens e amizades inerentes a essa experimentação.
Os alunos gostaram bastante da história e todos foram capazes de pronunciar as palavras do pintainho «Qui-qui-ri-qui meu baguinho de milho já para aqui!». A par disso, os meninos do 1.º ano adoraram a singela lembrança oferecida pelos alunos mais velhos.
Apesar de todas as mudanças relacionadas com a nossa Biblioteca Escolar, as actividades desenvolvidas nesse âmbito manter-se-ão, designadamente «A Hora do Conto» e o empréstimo domiciliário de livros.
Votos de um bom ano para todos!

A Professora bibliotecária Olívia Correia
A Animadora socioeducativa Sílvia Sá



A professora Olívia durante a dinamização da "Hora do Conto" nas turmas do 1º Ano


A Animadora Socioeducativa lia a história do pintainho





As duas turmas do 1º ano, da manhã, exibindo o pintainho de boas-vindas.
E que felizes estão eles!...


12.10.10

VIVER O OUTONO NO JARDIM DE INFÂNCIA

Olá a todos!
Cá estamos nós para mais um ano lectivo e para partilhar convosco alguns dos nossos trabalhos e actividades que realizamos no Jardim de Infância.




Aprendemos uma canção das vindimas, construímos uma pequena ramada na nossa sala com as uvas que alguns meninos trouxeram de casa e depois fizemos a vindima.
As uvas eram muito docinhas!
Também aprendemos uma canção dos frutos de Outono.



Com a chegada do Outono, as folhas mudam as suas cores, perdem a vida e vão caindo lentamente embaladas pelo vento... O vento trouxe-nos essas folhas para a nossa escola e nós brincamos muito com elas … também apanhamos algumas para observar, pintar e estampar numa folha.
A Sala das Cores