21.1.13

FESTA DE NATAL 2012

A nossa festa de Natal


A nossa festa de Natal realizou-se no polivalente da Didáxis, no dia 13 de dezembro, quinta-feira.

Participou toda a escola, com um espetáculo onde houve várias atuações: declamações de poemas, cânticos, coreografias e dramatizações. Uma destas foi a apresentação de um poema, pelos meninos das turmas D e D1 que não frequentam as Atividades Extracurriculares. Este poema, intitulado “As profissões da nossa segurança”, foi elaborado pela nossa turma e era relacionado com o tema do Plano de Articulação Curricular “As profissões” e de acordo com os conteúdos de Estudo do Meio “A saúde e a segurança do seu corpo”.

Foram, ainda, atribuídos os prémios aos quatro vencedores, do concurso, promovido pela Junta de Freguesia e biblioteca polo de Riba de Ave, para comemorar os 25 anos desta localidade como vila.

No final, recebemos chocolates gentilmente oferecidos pela Associação de Pais e que muito apreciámos!

Gostámos muito da festa porque correu lindamente. Todas as atuações foram interessantes e portámo-nos todos bem.

Texto coletivo

3º ano D





As profissões da nossa segurança


Se na escola alguém se magoar,

a assistente operacional,

para o 112 vai ligar.

De imediato, os bombeiros entram em ação,

avaliam o acidentado,

com toda a proteção.

O médico e a enfermeira,

com todo o carinho,

tratam do doentinho.



Na rua, os conselhos da polícia

devemos seguir,

para que situações desagradáveis

não venham a surgir.



Na praia, o nadador salvador

é um grande amigo,

que, em dias de calor,

nos alerta para o perigo.

Turma D 3º Ano




2.1.13

SENSIBILIZAÇÃO À DIFERENÇA


“O sol brilha para … Todos”              


No âmbito da comemoração da Semana de Sensibilização à Diferença “O Sol brilha para … Todos”, do Agrupamento Vertical de Escolas de Pedome e Didáxis, enquadrada no Plano Anual de Atividades, desenvolveram-se diversas ações durante o mês de novembro e dezembro.

Assim durante o mês de novembro realizaram-se sessões de sensibilização a toda a comunidade educativa, coma visualização de histórias: “Os Ovos misteriosos” – Pré-escolar, 1ºano, “A menina Gigante” – 2º, 3º e 4º ano; e o PowerPoint “Os jogos Paralímpicos – Atletas Portugueses. Nas sessões puderam-se trocar experiências e sentimentos entre todos. O desafio colocado aos alunos foi o decorar/elaborar um trabalho ou sol com a participação da família para a exposição final.

Durante o mês de dezembro, nas aulas de Educação física – motora, os alunos puderam experienciar jogos adaptados, como o boccia, corridas com olhos vendados, entre outros. Nas restantes atividades letivas recolheram informações e realizaram trabalhos coletivos e individuais sobre os jogos paralímpicos, sobre atletas paralímpicos, sobre as histórias trabalhadas; dramatizaram situações/sentimentos nas atividades lúdico-expressivas. Todo o esforço e trabalho desenvolvido foram apresentados e dados a conhecer a todos os visitantes, numa exposição alusiva ao tema, na Biblioteca Polo de Riba D`Ave.

Entre outras atividades, é de salientar o Encontro com o Atleta Paralímpico - Luís Silva, no dia 4 de dezembro de 2012, pelas 11h no Auditório da Didáxis. Os alunos das escolas/jardins de Delães e Riba D´Ave assim como os alunos com Necessidades Educativas Especiais da Didáxis tiveram a oportunidade de conhecer o percurso desportivo e pessoal do atleta Internacional de Boccia de V. N. Famalicão. O encontro proporcionou momentos de questões diretas ao atleta esclarecendo a curiosidade dos alunos assim como a partilha de opiniões sobre o Boccia e seus sentimentos em relação ao seu dia a dia, mostrando que quando queremos algo conseguimos, apesar dos obstáculos. Os alunos puderam ver a medalha de prata conquistada nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, que a todos nós, portugueses e famalicenses, muito nos orgulha.

Na visita à exposição, os visitantes podiam deixar um pequeno testemunho sobre a mesma e eram presenteados com um marcador de livros e uma pequena lembrança a todos os colaboradores no desenvolvimento da semana da diferença.

A semana decorreu de forma muito ativa e dinâmica por parte de todos, o que contribuiu para o sucesso da mesma. A todos o nosso sentido agradecimento.

Os testemunhos vivenciados durante a semana da diferença, permite-nos acreditar que o Sol brilha para … Todo, só é preciso procurar a melhor forma de captar o brilho.

Núcleo de Serviços Especializados de Apoio Educativo