28.4.11

CONCURSO "OVOS DE PÁSCOA" NA CANTINA ESCOLAR



A cantina escolar não é somente um espaço onde se servem refeições, é um local de grande socialização, no qual as crianças interagem, aprendem regras importantes, onde se autonomizam… Daí a eminência da dinamização de um conjunto de actividades orientadas para a educação cívica, cuja finalidade abarca a aquisição de competências de cidadania.
Neste sentido, no mês de Março, foi proposto aos alunos que decorassem um ovo de Páscoa, com a colaboração das suas respectivas famílias. Vários alunos aderiram à proposta, inclusive um aluno que nem sequer almoça na cantina escolar.
À medida que alunos traziam os ovos decorados, os mesmos eram expostos na cantina escolar.
No dia 08 de Abril, procedeu-se à eleição do ovo mais original e bonito. Todos os agentes educativos (assistentes operacionais, alunos e animadora socioeducativa) votaram anonimamente.
E o ovo vencedor foi o do João Pedro, aluno da professora M.ª do Carmo, que recebeu um prémio (ovos de chocolate). Os restantes alunos também receberam uma pequena lembrança (balões) distribuída pelo João Pedro. Foi um almoço muito animado!!!!
Parabéns ao João Pedro e a todos os alunos que participaram nesta actividade, incluindo as suas respectivas famílias, pelos bonitos ovos que decoraram e que embelezam a nossa cantina escolar!




A animadora socioeducativa
Sílvia Sá

Observação da exposição



Os alunos em fila para votarem.




A Assistente operacional também votou.




Distribuição dos balões, pelo aluno vencedor do concurso





No final, todos os alunos se divertiram com os balões!...

27.4.11

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - SAÚDE ORAL


“ A Escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adopção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente”

No âmbito do PES (Projecto de Educação para a Saúde), cuidar da saúde ou da alimentação, educar para os afectos são tarefas educativas que diariamente, tratamos na nossa Escola
Desta vez, e porque ao longo do ano lectivo, vão surgindo várias iniciativas semelhantes a esta, a nossa Escola recebeu a visita das Sras. Enfermeiras do Centro de Saúde e de duas dentistas estagiárias , com o objectivo de sensibilizar todos os alunos para a importância da higiene oral e fazerem uma supervisão aos kits de escovagem dos dentes.
Com a ajuda da visualização de um PowerPoint, todos alunos, principalmente os do 1º ano, tomaram conhecimento dos cuidados e dos hábitos de higiene que devem adquirir para uma boca saudável.
No final, as dentistas estagiárias acompanharam todos os alunos, por grupos, à casa de banho e demonstraram como deveriam escovar correctamente os dentes. Todos os alunos tiveram oportunidade de os escovarem na presença das mesmas.

A Coordenadora
Maria do Carmo








Dentro da sala de aula e durante a sensibilização para a higiene oral.




Todos os alunos receberam instruções sobre como escovar correctamente os dentes.

26.4.11

JARDIM DA POESIA - JARDIM DE INFÂNCIA


No jardim de Riba de Ave, os meninos construíram o seu jardim da poesia, onde a abelha, a joaninha, a borboleta, a andorinha e até a poesia têm o seu cantinho.

Como é lindo esperar a primavera neste recanto dizendo poesias .

Convidamos todos os amiguinhos a recitarem uma poesia.


As Salas das Flores e das Cores







22.4.11

FEIRA DO LIVRO USADO - 2011


No mês de Março, pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a II Feira do Livro Usado, dinamizada na Biblioteca Pólo de Riba de Ave, local onde se situa actualmente a nossa Biblioteca Escolar.
Para a dinamização desta actividade, foi pedido a todos os alunos que trouxessem os livros que já leram e que estão pousados nas prateleiras há muito tempo, de forma a dar utilidade aos mesmos, reutilizando-os. À medida que as crianças iam trazendo os livros, os mesmos eram depositados no «Livrão» (o ecoponto dos livros usados).
Para embelezar o espaço onde decorreu a Feira do Livro Usado, alguns trabalhos elaborados pelos alunos foram expostos, tais como: motivos primaveris com rimas e cartazes. Convêm frisar que a Feira do Livro Usado surge no âmbito da comemoração da semana da Poesia.
No dia 22 de Março, os alunos do Jardim-de-Infância visitaram a exposição e, como forma de acolhimento, o Samuel (aluno do 3.º ano do turno da manhã) declamou um poema muito divertido. Os meninos do Jardim-de-Infância também quiseram partilhar connosco algumas rimas e canções.
Nesse mesmo dia, os alunos do turno da tarde visitaram a Feira do Livro Usado e fizeram as suas compras. Como forma de acolhimento, os alunos do 4.º ano do turno da tarde declamaram alguns poemas, redigidos pelos próprios.
No dia 24 de Março, foi a vez dos alunos do turno da manhã e do turno normal visitarem a Feira do Livro Usado, comprando, se assim o desejassem, um livro. Os alunos do 4.º ano do turno da manhã declamaram também alguns poemas.
Parabéns aos pequenos declamadores, por terem proporcionado a todos um momento de leitura tão aprazível!
O balanço final desta Feira do Livro Usado é francamente positivo, pelo facto de ter sensibilizado os alunos para a reutilização de diferentes materiais (designadamente, os livros), de incentivar o gosto pela leitura como forma de prazer e de complemento de aprendizagens e pelo dinheiro auferido que, permitirá comprar alguns livros para complementar a nossa tão estimada Biblioteca Escolar.

Os nossos agradecimentos a todos os que colaboram nesta iniciativa, nomeadamente aos Pais/ Encarregados de educação.

A animadora socioeducativa
A professora bibliotecária
A coordenadora



Os nossos visitantes mais pequeninos, da salas das Flores e das Cores muito atentos aos poemas que o Simão do 3º ano declamava .











Panorâmica da Feira do livro usado.





A turma do 4º ano, sob o olhar atento da Animadora socioeducativa, consultam os livroo para a aquisição dos mesmos.





Alguns alunos do 3º e 4º anos da manhã, declamaram poemas da sua autoria, a todos os visitantes da Feira.





Os visitantes da tarde tiveram no "palco", a turma do 4º ano da tarde, na declamação dos poemas.

A professora bibliotecária Olívia muito atenta aos poemas!